O deputado federal João Maia fez nesta sexta-feira (20) pela manhã, na Câmara Federal, um pronunciamento para informar que a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio - CDEIC, a qual ele preside, aprovou um programa que irá propiciar uma inovação no formato de gestão da CDEIC. A comissão fará seminários em pólos de desenvolvimento, nas mais diversas regiões do País, com a participação de entidades de classe, segmentos produtivos e a sociedade brasileira em geral. O Rio  Grande do Norte será contemplado no próximo mês de junho.



         João Maia fez questão de registrar durante o pronunciamento que a decisão vem ao encontro da missão das Comissões de acordo com o que está estampado na Constituição Federal e nos seus Regimentos Internos onde está claramente explicitado: "O Congresso Nacional é composto de duas Casas: Câmara dos Deputados e Senado Federal. Cada uma dessas Casas possui Comissões Parlamentares, Permanentes ou Temporárias, com funções legislativas e fiscalizadoras, na forma definida na Constituição Federal e nos seus Regimentos Internos. No cumprimento dessas duas funções básicas, de elaboração das leis e de acompanhamento das ações administrativas, no âmbito do Poder Executivo, as Comissões promovem, também, debates e discussões com a participação da sociedade em geral, sobre todos os temas ou assuntos de seu interesse", explicou o deputado.

        O presidente da CDEIC falou também sobre a reunião realizada em Novo Hamburgo, região do Vale dos Sinos, no Estado do Rio Grande do Sul,  onde discutiram o desenvolvimento da região. "Trata-se de um pólo gerador de emprego e renda para o Estado do Rio Grande do Sul e para o Brasil, uma vez que ali estão instaladas várias empresas produtoras de calçados", disse João Maia.

         Na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, a CDEIC fará uma reunião em Santa Cruz do Capibaribe. Trata-se de um município pertencente ao Estado de Pernambuco e representa a terceira maior cidade da região agreste pernambucana com cerca de 90 mil habitantes. Santa Cruz do Capibaripe além de uma cidade pólo é a maior produtora de confecções de Pernambuco e a segunda maior produtora de confecções do Brasil, além de possuir o maior parque de confecções da América Latina em sua categoria. Refiro-me ao MODA CENTER SANTA CRUZ.

          Através do novo programa da CDEIC, a Câmara dos Deputados irá até aquela região do país para discutir temas relevantes para que a geração de emprego e renda, criada pela força do homem do interior, pela sua inteligência e pela sua capacidade de trabalho, possa ser mantida.

A Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio – CDEIC, discute assuntos concretos – onde há lacuna nas leis e onde é necessária a intervenção do Governo Federal – para que, de forma organizada, possa realizar a implementação das medidas cabíveis.

No dia 17 de junho vai acontecer a terceira reunião no Rio Grande do Norte, na cidade de  São Gonçalo do Amarante, onde o tema da discussão será: Aeroporto de São Gonçalo do Amarante: Desafios e Perspectiva para o Estado do Rio Grande do Norte.