No dia em que se comemora o dia do contabilista, 25 de abril, o Sindicato das Empresas Contábeis faz um alerta: a grande maioria dos comerciantes do Rio Grande do Norte não está preparada para o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que começa a valer ainda este ano.

O SPED é um sistema que vai comunicar online todas as movimentações financeiras e fiscais das empresas com a Receita Federal e com as secretarias Estaduais de Tributação. Em 2011, todas as empresas do Rio Grande do Norte que têm lucro presumido já devem aderir a este sistema. Mas na prática as empresas de médio e grande porte não estão prontas para a nova sistemática de fiscalização, online.

"Alguns estados como São Paulo, por exemplo, prorrogaram o prazo do SPED, para 2014, mas isso infelizmente não aconteceu aqui no Rio Grande do Norte. Nossa maior preocupação é que muitas empresas ainda não implantaram a tecnologia necessária para que o sistema privado se comunique com o sistema público", disse Weber Carvalho, presidente do Sescon/RN.

Mesmo não sendo uma atribuição direta da classe contábil, o contabilista é responsável por organizar e supervisionar a contabilidade de empresas e instituições. "Somos uma espécie de intermediário", apontou.
CONTABILISTA

Uma das ciências mais antigas do mundo, a contabilidade é utilizada desde a época das antigas civilizações, quando as primeiras técnicas contábeis foram registradas. Atualmente, o contabilista administra a situação financeira de quem contrata seus serviços, podendo realizar gestão orçamental, fazer auditorias, planejar investimentos, controlar gastos, orientar pagamentos e fazer balanços, por exemplo.

O Dia do Contabilista foi instituído em 25 de abril de 1926, data em que se destaca a importância e responsabilidade que esse profissional exerce perante a sociedade.