Hoje, com a vigilância da Justiça Eleitoral, 3.352 eleitores vão escolher entre Gildene Lobo, do PDT, e Anchieta Raulino, do PMDB, o prefeito que vai comandar o município de São Francisco do Oeste até o dia 31 de dezembro de 2012.

A eleição suplementar foi determinada pela Justiça Eleitoral e confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral a partir da cassação do prefeito eleito em 2008, Aníbal Lopes (PSB), por compra de votos e abuso de poder econômico.

A candidata Gildene Lobo, que em 2008 havia perdido a eleição para Aníbal Lopes por uma diferença de 89 votos, conta com o apoio do prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, do DEM, da governadora eleita Rosalba Ciarlini, do DEM, e do senador José Agripino, do mesmo partido.

Já, o candidato Anchieta Raulino, durante a campanha, contou com a presença em seu palanque da ex-governadora Wilma de Faria, do PSB, de Henrique Eduardo Alves, do PMDB, além do prefeito cassado Aníbal Lopes e membros de partidos aliados.

A campanha começou no dia 5 de novembro e se encerrou sexta-feira. A Justiça Eleitoral solicitou reforço das Polícias Militar e Civil de Pau dos Ferros no município de São Francisco do Oeste, como forma de evitar o que aconteceu em 2008.

A Justiça Eleitoral determinou que "ficam mantidas as Mesas Receptoras nomeadas para o pleito de 05 de outubro de 2008, ressalvando-se as substituições que se fizerem necessárias e os casos de impedimentos legais", informa o edital da eleição.

Ainda conforme a Legislação Eleitoral, poderão votar nas eleições deste 5 de dezembro os eleitores que tiveram sua inscrição ou transferência requerida até 5 de maio de 2010, desde que deferida pelo juiz eleitoral (art. 91 da lei 9.504/97).

Ainda conforme o edital da eleição suplementar, o eleitor que deixar de votar por se encontrar ausente de seu domicílio eleitoral poderá justificar o seu voto no prazo de sessenta dias, por meio de requerimento dirigido ao juiz eleitoral da respectiva zona.
 
Eleito encontrará cidade destroçada
 
O prefeito que for escolhido hoje para governar do dia 1° de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2012 vai encontrar pela frente uma cidade destroçada, com problemas cadastrais sérios, posto de saúde sem médicos, inúmeras obras inacabadas e servidores com salários atrasados.

Quem visita a cidade, pode pode constatar que o prefeito cassado Aníbal Lopes iniciou e não concluiu o estádio municipal, ginásios de esportes, praças, casas e calçamento de várias ruas na região Oeste da cidade.

Aníbal Lopes governou o município de São Francisco do Oeste de 2005 a 2010, tendo sido reeleito em 2008 com diferença de apenas 89 votos para o segundo colocado, no caso a atual candidata Gildene Lobo, que dessa vez enfrenta Anchieta Raulino.