Qualificar os artistas locais e oportunizar a troca de experiências com profissionais consagrados do cenário cultural potiguar e brasileiro.

A realização das oficinas de Dança e de Percussão, essa semana na cidade de Janduís, proporcionaram a interação com novas expressões da dança popular e dos ritmos de percussão que serão fundamentais para o desenvolvimento dessas modalidades nas atividades artísticas desenvolvidas pelos grupos janduienses.

As oficinas foram realizadas através de parceria entre a Prefeitura de Janduís e a Agência Cultural do SEBRAE, contando com o apoio do PDA Carnaúba – Associação Santa Teresinha.

A oficina de dança, que teve como monitoria de Diana Fontes, contou com a presença de representantes dos grupos de dança de Janduís Brincantes do Sertão, Ritmo’s e Dançart, além de instrutores de dança popular de programas sociais como o PETI, que trabalha essa modalidade com seus alunos.

Já a oficina de Percussão que teve a frente o percussionista Jorge Negão contou com a participação de grupos de teatro, como Balai de Artes, Ciranduís e Filhos do Sol, bem como de representantes do Batulata, grupo de percussão formado pelo PDA Carnaúba – Associação Santa Teresinha que conta, atualmente, com 70 integrantes, entre crianças e adolescentes.

As duas oficinas movimentaram a cidade de Janduís. Diana Fontes e Jorge Negão saíram com boa impressão do Município, tendo em vista o contato direto com artistas locais que trabalham várias modalidades e expressões artísticas na cidade.

Como contrapartida para a realização das oficinas, os alunos formados ficaram com a incumbência de montar um espetáculo de dança, inspirado nos conhecimentos adquiridos com Diana Fontes, e, no caso do Batulata, que geralmente puxa os cortejos culturais de Janduís, trabalhar um ritmo com características próprias para essas atividades. Jorge Negão inclusive se prontificou a participar da semana do folclore de Janduis, realizado no mês de agosto, com o grupo Folia de Rua de Natal.

De acordo com o prefeito Salomão Gurgel Pinheiro, o Município está priorizando a qualificação profissional dos artistas, buscando parcerias e contatos com representantes da cultura potiguar com a finalidade de inserir o trabalho cultural realizado em Janduís no roteiro artístico do Estado.

“Nosso povo tem um grande potencial cultural. Estamos fomentando essa vocação firmando parcerias consistentes com órgãos como o SEBRAE, através de sua Agência Cultural. Garantimos a participação dos nossos artistas em atividades diversas como o Palco Giratório do SESC, em Caicó, e o Festival de Inverno de Cerro Corá. Com isso, além da experiência, os artistas fazem contatos importantes para o seu desenvolvimento cultural”, destacou o prefeito Salomão Gurgel.

As próximas oficinas culturais de Janduís acontecem no início do mês de julho: dramaturgia para teatro de bonecos e contação de estórias, com Antônio Leal.