O Governo do Estado, por meio da Caern, e o Ministério Público do Estado firmaram uma parceria em defesa da qualidade da água potável de Natal. Além de apoiar a iniciativa do Ministério Público de organizar um abaixo-assinado em prol das obras de saneamento do San Vale, a Caern integra a comissão que desenvolve ações de conscientização da população sobre a importância da preservação do aquífero para o abastecimento da capital. Nesta sexta-feira (16) e neste sábado (17), a Caern e o MP estarão no supermercado Nordestão de Cidade Jardim com computadores conectados à internet, orientando a população a aderir à campanha e preencher o abaixo-assinado eletrônico.

Na ação realizada no supermercado, o Ministério Público disponibilizou os terminais para assinatura do abaixo-assinado eletrônico. Já a Caern mantém no local, profissionais caracterizados que estão fazendo o trabalho de conscientização e colhendo as assinaturas. Lançada em 22 de março, Dia Mundial da Água, a campanha “Salve a Água Potável de Natal” tem como objetivo encontrar soluções efetivas para salvar o aquífero do San Vale, impedindo que haja um aumento do índice de nitrato na região. O abaixo-assinado eletrônico está disponível no endereço eletrônico http://www.mp.rn.gov.br/aguapotavel/.
“A Caern apóia esta iniciativa do Ministério Público desde o primeiro instante e vem buscando há muito tempo os recursos para realizar esta obra essencial para garantir que a água do San Vale continue sendo de excelente qualidade”, afirma o gerente de projetos da Caern, Josildo Lourenço. A boa notícia, segundo ele, é que a Caern já obteve do Ministério do Turismo o compromisso de liberação dos R$ 20 milhões necessários para as obras de esgotamento sanitário da área, recursos que vinham sendo pleiteados pela Companhia há vários anos a diversas fontes de recursos. “Estamos encaminhando os dados solicitados pelo Ministério e esperamos que o contrato seja assinado o quanto antes para que tenhamos condições de iniciar o processo licitatório ainda este ano”, destaca Lourenço.
O esgotamento sanitário é fundamental para resolver o problema de contaminação do aquífero do San Vale e de toda região metropolitana de Natal, que vem crescendo nos últimos anos, em função do crescimento urbano do local. O projeto de esgotamento sanitário prevê a construção da rede coletora com extensão de 37 quilômetros e 3.654 ligações beneficiando uma população de seis mil pessoas. Também está prevista a construção de Estações Elevatórias de Esgoto e um emissário terrestre. Os esgotos coletados serão enviados para a Estação de Tratamento Secundário de Esgotos da Zona Sul (Rota do Sol), tendo como destino final o Emissário Submarino da Barreira do Inferno.

PROJETO ÁGUA LIMPA

Paralelo ao trabalho de defesa da qualidade da água de Natal, a Caern tem colaborado com o Ministério Público nas ações em defesa do saneamento básico e do meio ambiente. A Companhia encaminhou um relatório com todos os dados sobre os sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos sanitários operados pela empresa em todo o Estado. As informações foram solicitadas pelo Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e dos Bens e Direitos de Valor Artístico, Estético, Histórico e Paisagístico e as respostas contemplam o trabalho da Caern para distribuir água em 152 municípios, mais 12 localidades e coletar e tratar esgotos em 39 municípios e nos distritos de Pium, Cotovelo e Pirangi.

A solicitação do Ministério Público à Caern visa coletar informações detalhadas sobre a realidade de cada município, quanto ao abastecimento de água e esgotamento sanitário, para facilitar o acompanhamento pelos promotores dos processos de elaboração dos planos de saneamento nos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

Além do relatório com as informações solicitadas, a Caern vem colaborando com o Ministério Público no Projeto “Água Limpa”, bem como tem tomado todas as providências para atender as recomendações das promotorias do Meio Ambiente nos diversos municípios do Estado.