

E assim o processo durou quase um ano. A escola fundou sua própria editora e aos pedagogos se uniram designers, jornalistas, e outros profissionais para iniciar a produção dos livros.
Para Claudia Santa Rosa, assessora pedagógica do projeto, a produção da coleção é um amadurecimento pedagógico da escola e de toda a sua equipe de professores. “Este é um momento em que os educadores saem da posição de quem consome material já pronto para o papel de quem é capaz de produzir seu próprio material a partir das respostas que as crianças dão no dia a dia da sala de aula. Pedagogicamente é bastante realizador para os professores produzir conhecimento. explica a pedagoga.
Já para Gilka Pimentel, pedagoga e coordenadora da produção da coleção, a inovação dos livros é que eles refletem a dinâmica da salas de aula. “As atividades do livro são contextualizadas pelo que acontece em sala de aula, assim há uma dinâmica e uma conversa entre o professor e o aluno sobre os temas”, ressalta destacando que a apresentação metodológica, a forma com que os assuntos são apresentados a criança, são a inovação do material.
O projeto gráfico utilizado também é outra novidade. As ferramentas usadas na coleção mostram que para convidar a criança a aprender é necessário instigar seu imaginário. Os desenhos e ilustrações são valorizados pelas cores fortes tornando o livro ainda mais atraente. O uso do Tob, mascote da educação infantil na escola, ajuda a convidar a criança a ler, observar, pensar e resolver os problemas que vão surgindo a partir dos temas abordados. "Elaborar o projeto gráfico do Contemporâneo foi um desafio. Primeiramente porque existia a responsabilidade de criar um material que fizesse jus a qualidade da escola, que é referência no estado quando o assunto é Educação. Depois, porque a proposta pedagógica do livro é algo inovador. Desconheço publicação com características semelhantes no norte-nordeste do país", afirma Vitor Pimentel, designer responsável pelo projeto gráfico.
Algumas escolas tradicionais em Natal já utilizam o material didático escolar próprio, mas estes livros nunca foram produzidos aqui. Os colégios que usam este tipo de material são de marca nacional e os livros vêm diretamente da região sul do país para serem usados pelos alunos daqui. Com a produção e o uso do próprio material didático escolar em sala de aula, o Contemporâneo marca uma nova etapa na educação no Rio Grande do Norte.
Mídias Sociais