No ano em que comemora seus 30 anos de fundação, o Complexo Educacional Contemporâneo realiza nesta quarta (24), às 17h, no auditório da Unidade I(Potilândia), o lançamento oficial do seu próprio material didático: a Coleção Prazer de Aprender. O feito destaca a escola como pioneira no Rio Grande do Norte na produção de livros didáticos direcionados a educação infantil e ensino fundamental.

Os livros já começam a ser utilizados pelos alunos da educação infantil e do primeiro ano do ensino fundamental, na faixa etária de 4 a 6 anos. Segundo a direção do colégio a idéia de produzir o próprio material didático já era antiga. “Já pensávamos nisso há algum tempo, pois apesar de utilizarmos excelentes livros de grandes editoras nacionais em sala de aula, sentíamos a necessidade de adaptar o ensino pedagógico à realidade do nosso aluno. A partir dos nossos encontros de formação continuada a equipe pedagógica passou a amadurecer a idéia”, esclarece a professora Irany Xavier, idealizadora do projeto e diretora do Contemporâneo.

E assim o processo durou quase um ano. A escola fundou sua própria editora e aos pedagogos se uniram designers, jornalistas, e outros profissionais para iniciar a produção dos livros.


Para Claudia Santa Rosa, assessora pedagógica do projeto, a produção da coleção é um amadurecimento pedagógico da escola e de toda a sua equipe de professores. “Este é um momento em que os educadores saem da posição de quem consome material já pronto para o papel de quem é capaz de produzir seu próprio material a partir das respostas que as crianças dão no dia a dia da sala de aula. Pedagogicamente é bastante realizador para os professores produzir conhecimento. explica a pedagoga.

Já para Gilka Pimentel, pedagoga e coordenadora da produção da coleção, a inovação dos livros é que eles refletem a dinâmica da salas de aula. “As atividades do livro são contextualizadas pelo que acontece em sala de aula, assim há uma dinâmica e uma conversa entre o professor e o aluno sobre os temas”, ressalta destacando que a apresentação metodológica, a forma com que os assuntos são apresentados a criança, são a inovação do material.

O projeto gráfico utilizado também é outra novidade. As ferramentas usadas na coleção mostram que para convidar a criança a aprender é necessário instigar seu imaginário. Os desenhos e ilustrações são valorizados pelas cores fortes tornando o livro ainda mais atraente. O uso do Tob, mascote da educação infantil na escola, ajuda a convidar a criança a ler, observar, pensar e resolver os problemas que vão surgindo a partir dos temas abordados. "Elaborar o projeto gráfico do Contemporâneo foi um desafio. Primeiramente porque existia a responsabilidade de criar um material que fizesse jus a qualidade da  escola, que é  referência no estado quando o assunto é Educação. Depois, porque a proposta pedagógica do livro é algo inovador. Desconheço publicação com características semelhantes no norte-nordeste do país", afirma Vitor Pimentel, designer responsável pelo projeto gráfico.

Algumas escolas tradicionais em Natal já utilizam o material didático escolar próprio, mas estes livros nunca foram produzidos aqui. Os colégios que usam este tipo de material são de marca nacional e os livros vêm diretamente da região sul do país para serem usados pelos alunos daqui. Com a produção e o uso do próprio material didático escolar em sala de aula, o Contemporâneo marca uma nova etapa na educação no Rio Grande do Norte.