A pecuária de corte foi o tema abordado na audiência pública ocorrida hoje pela manhã na Assembléia Legislativa do RN. A iniciativa do debate foi do deputado estadual Walter Alves e reuniu políticos como o presidente da AL, deputado Robinson Faria, deputado Getúlio Rego e o senador Garibaldi Alves, além de vários representantes do setor como a ANORC, Ministério da Agricultura, Secretarias de Agricultura e Tributação do Estado, IDIARN, Emparn, Faern, entre outros.

Para Marcos Teixeira, presidente da Anorc, o Projeto Selo Boi da Terra está para os criadores da pecuária de corte como o programa do leite estava para os criadores. “Essa iniciativa é muito importante para o setor. Precisamos de incentivos como este para fomentar a nossa atividade”, finalizou Marcos destacando a iniciativa de Walter ao reunir todo o setor.

Hoje, o Rio Grande do Norte tem um rebanho de um milhão de cabeças de gado mas o mercado ainda é muito amplo. “Precisamos crescer e ampliar o nosso rebanho e também precisamos dar qualidade para o nosso produto”, antecipou José Bezerra Júnior, ex-presidente da Anorc.


Segundo dados da Secretaria estadual de Agricultura 12 mil toneladas de carne são consumidas no Estado e apenas 16% são compradas aos produtores locais. Para José Bezerra o RN vem sendo penalizado na hora da competição com a carne que vem de fora. “Precisamos de projetos que incentivem os nossos criadores para lutar de igual para igual, comparando o projeto Selo Boi da Terra ao programa do Leite, criado no governo de Garibaldi.

O senador Garibaldi Alves ressaltou que o setor necessita de iniciativas como essa. “Esse projeto vem resgatar uma das maiores atividades econômicas do nosso Estado. Agora precisamos de debates como esse para aperfeiçoar e em seguida conseguir colocá-lo em prática”, falou o senador.

Para Walter Alves a audiência conseguiu realizar o seu propósito. “Quero ajudar a reorganizar essa cadeia produtiva tão importante para a nossa economia. A pecuária gera empregos e está carente de incentivos. Temos que melhorar a qualidade da nossa carne e barateá-la para o consumo. Assim, ganhará o criador e o consumidor final ,que é a população. Estaremos comprando carne de qualidade e aos nossos próprios produtores”, finalizou.