A governadora Wilma de Faria analisou como satisfatória a audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, no final da tarde desta quarta-feira (20), em Brasília. O objetivo do encontro era buscar junto ao governo federal alternativas para compensar os estados do Nordeste que estão enfrentando dificuldades financeiras em razão da queda no repasse dos royalties e no Fundo de Participação dos Estados (FPE).

As propostas apresentadas pelo ministro prevêem antecipação de receitas do Fundeb, o Fundo da Educação Básica, e de créditos da Lei Kandir. Além disso, o governo ficou de encontrar uma solução para a situação da partilha com os Estados da arrecadação da Cide, a contribuição tributária incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados.

Segundo o secretário estadual de Planejamento e Finanças, Nélson Tavares, que também acompanhou a audiência, ao lado da governadora Wilma de Faria, foi solicitado pelos governadores nordestinos que o empréstimo de R$ 4 bilhões concedidos aos estados pelo governo federal por meio do BNDES não implicasse em ônus para os governos estaduais.
Por Eliel Bezerra do Seridó
Foto Divulgação
Fonte:Assecom