A Comissão de Anistia, vinculada ao Ministério da Justiça, reunida hoje (15) na XX Conferência Nacional dos Advogados, no Centro de Convenções, concedeu por unanimidade a anistia política ao ex-presidente João Goulart e à sua viúva, Maria Teresa Goulart.
Jango, como ficou conhecido, foi o presidente deposto pelo golpe militar que em 1964 instaurou a ditadura militar que se estendeu até 1985 no Brasil.A reunião da Comissão foi presenciada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro; pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto e pelos presidentes da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia, e do Senado, Garibaldi Filho. A indenização é de R$ 643 mil retroativa a 1999. A indenização para a viúva de Goulart foi estipulada em R$ 100 mil.
De acordo com o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, anistiar João Goulart significa para o País acertar as contas com o passado.Representando a família do ex-presidente, esteve presente ao julgamento o único neto que ele chegou a conhecer, Christopher Goulart, advogado, 32 anos, nascido durante o exílio na Inglaterra.
A governadora Wilma de Faria e o prefeito Carlos Eduardo compareceram ao evento. O vice-presidente da República, José Alencar, não veio a Natal, como estava previsto. Motivo: problemas de saúde.O neto do ex-presidente João Goulart, Christopher Goulart, afirmou que o fato da anistia ter sido julgada e concedida dentro de uma Conferência da OAB e na presença de mais de 5 mil advogados e estudantes de Direito, tem grande representação simbólica."
Traz também um caráter muito justo a ser atribuído em decorrência de sua formação profissional, pois João Goulart era advogado e eu também sou", afirmou o neto de Jango, emocionado.