Vereadora homenageia médico Celso Matias

Em alusão ao Dia do Médico comemorado no último dia 18 de outubro, a Câmara Municipal de Natal realizou, na noite desta segunda-feira (26), uma Sessão Solene para a entrega da Comenda Médico Sanitarista Ruy Pereira. A homenagem tem o objetivo de reconhecer e valorizar a atuação dos profissionais que se destacam ou se destacaram através de seus relevantes serviços prestados na área da Medicina. A solenidade proposta pelo presidente da Casa Legislativa, Franklin Capistrano, foi realizada no Plenário Érico Hackradt.

Formado em Medicina no ano de 1952, Celso Matias de Almeida foi o profissional escolhido pela vereadora Professora Eleika para receber a homenagem. "Acredito que todo médico tem o dever de ser um profissional comprometido, ético, competente e, acima de tudo, humano. E Dr. Celso Matias reúne todas estas qualidades. A quantidade de vezes em que ele foi escolhido para ser paraninfo das turmas de Medicina da nossa UFRN e o fato de continuar em atividade profissional aos 87 anos de idade demonstram bem a seriedade deste médico e, por isso, resolvi escolhê-lo para prestar esta homenagem", pontua a parlamentar.


Dr. Celso Matias agradeceu a honraria. "Me sinto muito lisonjeado em ser homenageado por uma amiga de longos anos, que é filha, inclusive, de uma paciente minha. Então, não tenho palavras para agradecer a uma homenagem como esta", disse o médico.

Além de Celso Matias de Almeida, outros 28 médicos foram homenageados, ao todo, pelos vereadores da Câmara Municipal de Natal.

Histórico

Celso Matias de Almeida nasceu em 04 de março de 1928, no município de Euclides da Cunha, interior da Bahia. Cursou o primário e o ginásio no estado de Sergipe e concluiu o curso superior na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia em 1952, quando foi contemporâneo do Professor Leide Morais, magnífico Diretor da Maternidade Escola Januário Cicco e de Dr Hellen Costa, renomado cardiologista de Natal.

Atuou como médico generalista durante 10 anos (1953-1963) no município de Currais Novos/RN, aonde foi trabalhar por intermédio do seu padrinho, Dr. Minéo Salustino, filho do Desembargador Tomaz Salustino Gomes de Melo. Durante este período, conheceu sua esposa com quem constituiu família formada por seis filhos e cinco netos.

O homenageado concluiu, em 1963, o curso de Pós-graduação em Fisiologia no Instituto de Fisiologia e Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco e, posteriormente, Especialização em Geriatria no Instituto de Geriatria da PUC-RS (1984).  Celso Matias também é professor aposentado de Fisiologia e de Semiologia Médica, disciplinas da Graduação de Medicina da UFRN, onde ministrou aulas de 1963 a 1995 e ficou conhecido pelos alunos como "o homem da ética médica", um incentivador da relação humanizada médico-paciente. Em 2001, ele recebeu o Diploma de Professor Emérito da UFRN e, em 2009, a Comenda Professor Onofre Lopes da Silva oferecida pelo Conselho Regional de Medicina do RN.

Foi médico do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), de 1964 a 1992, e cursou a Pós-graduação em Dor entre os anos de 2006 a 2008. Hoje, aos 87 anos de idade, encontra-se ainda em atividade profissional participando constantemente de Congressos de Geriatria e Gerontologia, além de Cursos de Atualização, a exemplo do de Psicossomática realizado durante o período de agosto de 2012 a abril de 2014.

Assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mortos em Alcaçuz pode superar Manaus

Morte trágica em Macau