AFONSO BEZERRA – A cidade de Afonso Bezerra, região Central do RN, pode ganhar uma ação social nos moldes do programa Bolsa Família, do Governo Federal. A ideia é alimentada pelo vereador Jerryvaldo Almeida (DEM), que pretende primeiro discuti-la no âmbito da Câmara e, em seguida, conseguir sensibilizar o Poder Executivo no sentido de implementá-la. A proposta por ele encampada foi denominada de “Cartão Na Hora Certa”.
O Cartão, segundo explicou o vereador “Jerry”, representaria para o beneficiário um bônus financeiro mensal de R$ 70,00. Esse dinheiro, apesar de mínimo, segundo colocou o parlamentar-mirim, seria de grande valia para uma expressiva parcela da população do município que se situa abaixo da linha de pobreza. “Com certeza [os recursos] seriam muito importantes para uma grande parte dos que mais são necessitados”, ponderou.

“Jerry” salientou que pensou no programa depois de ter testemunhado, na campanha eleitoral de 2012, o quadro de absoluta precariedade de dezenas de famílias de Afonso Bezerra. “Eu vi gente passando fome”, resumiu o legislador do DEM. Ele confessou que ficou atormentado com as cenas que pôde ver e não conseguiu sossegar enquanto não pensou em algo que pudesse atenuar o sofrimento desses habitantes.

A partir daí surgiu a proposta do “Cartão Na Hora Certa”. “A princípio muita gente acha que é pouco [o valor proposto], mas ele é muito para essas famílias que não têm nada”, argumentou o vereador. “O Cartão vai estar lá, quando o botijão de gás secar, quando chegar a conta de luz, quando vier a conta de água e, principalmente, quando faltar o alimento na mesa dessas pessoas”, completou. Pelo projeto, inicialmente seriam contempladas 400 famílias.

Projeto será gerido por comissão mista

O vereador Jerryvaldo Almeida adianta que, a fim de evitar risco de desvirtuamento, o programa teria gestão do poder público e acompanhamento de várias entidades e instituições públicas e privadas de Afonso Bezerra de modo que sua execução tenha a maior transparência possível.

O projeto também enumera todos os critérios que seriam necessários para acesso ao programa socioassistencial. “A intenção é realmente beneficiar quem efetivamente precisa”, frisou.

O vereador mostra-se confiante de que sua proposição será bem acolhida pela administração municipal. Reiterou não ter dúvida de que a iniciativa será vista com bons olhos e adotada pelo prefeito Jackson Bezerra (PSD), de quem é aliado político.

“Tenho certeza que ele [o prefeito] vai aprovar [a proposta] e vai dar andamento o mais rápido possível a esse programa”, concluiu o representante do Poder Legislativo afonso-bezerrense.

O MOSSOROENSE