Com a primeira edição confirmada para março de 2013, as duas regiões que mais crescem em relação a consumo no país recebem o evento que lança as novidades em calçados e acessórios da indústria nacional.

O Norte e o Nordeste brasileiros estão entre as regiões que mais têm expectativa de crescimento em relação ao consumo. Em pesquisa divulgada pelo Pyxis Consumo 2012, do Ibope Inteligência, a previsão é de que o Norte irá atingir 26,5% de crescimento enquanto o Nordeste, 24,1%. Esses dados demonstram um novo perfil de mercado e a importância de se investir mais nesses consumidores, que possuem desejos e necessidades diferentes do restante do país. Para entender cada vez mais esse público, a Merkator Feiras e Eventos e os sindicatos parceiros lançaram a 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios. A proposta irá aproximar os fabricantes do segmento com esse novo público. A primeira edição do evento está marcada para os dias 4, 5 e 6 de março de 2013, das 10h às 19h, no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte.
A promotora, dirigida por Frederico Pletsch, atua junto com os sindicatos parceiros, e também promove as bem-sucedidas feiras SICC – Salão Internacional do Couro e Calçado e Zero Grau – Salão de Tendência em Calçados e Acessórios. A cidade de Natal foi escolhida, segundo Pletsch, por atender a uma das principais filosofias da empresa: o turismo de negócios. “Estamos praticando a nossa filosofia de unir negócios e lazer e também oportunizar ao calçadista a expansão de seus negócios nestas regiões, que estão apresentando crescimento significativo nos últimos anos”, afirma o empresário. Além disso, Pletsch ressalta a acolhida que recebeu em Natal, onde encontrou no governo do Estado um aliado para a realização do evento.

Atualmente, as regiões Norte e Nordeste concentram uma população total de 60.642.415 milhões de habitantes, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Norte conta com 8,4% da população e o Nordeste, 27,8%. “Juntas, as duas regiões representam populações superiores à da maioria dos países da América Latina, por isso a importância de uma mobilização especial dos fabricantes para estar mais perto dos clientes e entender cada vez melhor a cultura regional”, diz. Em relação ao consumo de calçados, a Pyxis também revela a previsão per capita do produto neste ano de 2012: no Norte, o valor chega a R$ 182,98 e no Nordeste, a R$ 163,56.

ASSESSORIA