Pinterest

Advertise

Notícias do RN

Seminário apresenta novas medidas de Crédito Fundiário para agricultores potiguares

Agricultores familiares beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) do município de Ipanguaçu (RN), localizado no território de Açu-Mossoró, terão a oportunidade de conhecer melhor as novas condições de financiamento e renegociação das dívidas de projetos agrícolas do programa na próxima segunda-feira (28). Promovido pela Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Rio Grande do Norte, o II Seminário sobre as Renegociações de Dívidas e Novas Condições de Financiamento do PNCF, vai prestar um auxílio aos agricultores familiares em situação de inadimplência para que estes possam negociar parcelas pendentes.


As novas medidas passam a valer em abril de 2013 e reduzem as taxas de juros de 5% para 2%. Para os jovens rurais (de 18 a 29 anos) e as famílias de agricultores em situação de pobreza os juros são ainda menores, 1% e 0,5%, respectivamente. “A ideia é transformar o seminário em um balcão de atendimento aos beneficiários, principalmente para aqueles que estiverem com dificuldade em saldar as dívidas”, afirma o delegado federal do MDA no estado, Raimundo Costa Sobrinho. “Além disso, permitir que essas pessoas fiquem adimplentes e tenham condições para estruturar sua base de produção, bem como acesso às políticas de desenvolvimento do MDA”, acrescenta.

A Resolução 4177 prevê, também, a universalização da assistência técnica e extensão rural (Ater), que passa a valer por cinco anos para novos contratos, com um repasse de R$ 1,5 mil por beneficiário/ano. “A expectativa é de que possamos garantir assistência técnica para o maior número de agricultores beneficiários do Crédito Fundiário”, adianta o delegado.

O seminário começa às 8h na Câmara Municipal de Vereadores de Ipanguaçu e contará com a presença de representantes do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil, a fim de iniciar os processos de adequação às novas medidas ainda durante o evento.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

NOTICIAS DO RN

Somos a Agência de Notícias que há mais de uma década traz as principais Notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e Mundo.

Nenhum comentário:

Deixe o seu comentário

Arquivo de Notícias