Agricultores familiares beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) do município de Ipanguaçu (RN), localizado no território de Açu-Mossoró, terão a oportunidade de conhecer melhor as novas condições de financiamento e renegociação das dívidas de projetos agrícolas do programa na próxima segunda-feira (28). Promovido pela Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Rio Grande do Norte, o II Seminário sobre as Renegociações de Dívidas e Novas Condições de Financiamento do PNCF, vai prestar um auxílio aos agricultores familiares em situação de inadimplência para que estes possam negociar parcelas pendentes.


As novas medidas passam a valer em abril de 2013 e reduzem as taxas de juros de 5% para 2%. Para os jovens rurais (de 18 a 29 anos) e as famílias de agricultores em situação de pobreza os juros são ainda menores, 1% e 0,5%, respectivamente. “A ideia é transformar o seminário em um balcão de atendimento aos beneficiários, principalmente para aqueles que estiverem com dificuldade em saldar as dívidas”, afirma o delegado federal do MDA no estado, Raimundo Costa Sobrinho. “Além disso, permitir que essas pessoas fiquem adimplentes e tenham condições para estruturar sua base de produção, bem como acesso às políticas de desenvolvimento do MDA”, acrescenta.

A Resolução 4177 prevê, também, a universalização da assistência técnica e extensão rural (Ater), que passa a valer por cinco anos para novos contratos, com um repasse de R$ 1,5 mil por beneficiário/ano. “A expectativa é de que possamos garantir assistência técnica para o maior número de agricultores beneficiários do Crédito Fundiário”, adianta o delegado.

O seminário começa às 8h na Câmara Municipal de Vereadores de Ipanguaçu e contará com a presença de representantes do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil, a fim de iniciar os processos de adequação às novas medidas ainda durante o evento.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO