Femurn participa de debate sobre a crise dos municípios na TV Câmara

O vice-presidente da Federação do Municípios do Rio Grande do Norte, prefeito Jaime Calado, participou nesta segunda-feira (21) de um debate no Programa Participação Popular, transmitido pela TV e Rádio Câmara em rede nacional. O debate tratou da crise dos municípios do Brasil. 
O prefeito da cidade de São Gonçalo ressaltou que o momento é de muita luta para os municípios do Brasil. "A situação está muito complicada. São Gonçalo, por exemplo, não terá carnaval. Agora é momento de muita luta. Vamos até os parlamentares buscar apoio com a bancada federal para a luta dos municípios. Os recursos precisam de uma melhor distribuição. Precisamos batalhar por questões importantes, como a redistribuição dos royalties e a questão das dívidas do INSS", enfatizou o prefeito Jaime Calado. 

O programa contou também com a participação do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) Paulo Ziulkoski. “O Brasíl é uma federação e os Municípios são um dos entes da federação. Vocês sabem quanto os Municípios arrecadam disso? Somente 6% do que é arrecadado no país é distribuído para as prefeituras”, lamenta Ziulkoski.

A crise financeira dos Municípios também pautou a discussão, pois mais de 4 mil cidades tiveram de apertar os cintos para tentar equilibrar as contas, especialmente com redução das despesas de custeio, de investimento e do quadro de servidores. “Temos mais de cinco milhões de servidores municipais, não tem como tirar porque é um serviço para o cidadão e o governo vem com a mão forte e desonera o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e aumenta o piso de algumas classes. Assim você cria uma situação complicada, sem perguntar para o prefeito na ponta se ele tem condições de pagar”, relata Ziulkoski. 

ASSESSORIA

NOTICIAS DO RN

Autor & Editor

Somos a Agência de Notícias que há mais de uma década traz as principais Notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e Mundo

0 comentários:

Postar um comentário

 
biz.