Vidraças do STF: Caçadores de mito achavam improvável

O programa de TV bastante conhecido, o Mythbusters, ou Caçadores de Mito como são conhecidos aqui no Brasil, que se propõe a desvendar os principais mitos da humanidade realizou testes sobre a possibilidade de aviões caça conseguirem quebrar vidraças só ao passar em voo rasante próximo ao local. 

Esse episódio, que pode ser assistido em inglês clicando aqui, muito se assemelha com a notícia de que dois caças da FAB quebraram cerca de 40 vidraças no prédio do STF neste domingo, durante a de comemoração aos 60 anos da Esquadrilha da fumaça.

No programa de TV é usado o caça F/A-18 que tenta, inúmeras vezes, quebrar uma janela apenas realizando um voo rasante e fazendo um Sonic Boom(Boom sônico), porém, só conseguem no final não exatamente devido ao Sonic Boom mas sim devido ao 
deslocamento de ar que torce a madeira que sustentava a janela.

Segundo um site especializado em aviões, esse fato tem tudo a ver com a forma da aeronave. O F/A-18 é um avião muito mais moderno que o Mirage 2000 (do final da década de 70) e possui uma forma totalmente diferente (area rule), com asas convencionais (e não em Delta) e entradas de ar muito mais eficientes.

NOTICIAS DO RN

Autor & Editor

Somos a Agência de Notícias que há mais de uma década traz as principais Notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e Mundo

1 comentários:

  1. Caçadores de Mitos - Avião Caça não quebra facilmente vidros
    http://www.youtube.com/watch?v=GvtAElaDVz8

    Quando a exibição é sobre o mar, a água absorve muito do 'estrondo sônico', mas quando é sobre uma área de terra o estrondo se faz mais audível e os efeitos de choque são mais davatadores.

    ResponderExcluir

 
biz.