A governadora Rosalba Ciarlini e o Governador de São Paulo, Geraldo Alkimin, foram os únicos governadores do País a terem os artigos publicados na coletânea “Infraestrutura e Desenvolvimento”, da Fundação Konrad Adenauer. Com suas publicações, a Fundação pretende contribuir para a ampliação do debate político sobre temas de importância nacional e internacional. Os Cadernos Adenauer, no qual a Governadora Rosalba Ciarlini teve o artigo publicado com o título “Infraestrutura e Desenvolvimento do Nordeste: um olhar sobre o RN”, versam sobre temas de interesse público relacionados ao desenvolvimento de uma sociedade democrática, privilegiando artigos com temas variados nos campos da política, da situação social, da economia, das relações internacionais e do direito.


A governadora fez uma análise das potencialidades do Nordeste e do Rio Grande do Norte desde o início do período colonial até os momentos atuais, apontando a grande desigualdade entre os estados, principalmente das regiões Sul, Sudeste com o Norte e Nordeste brasileiro, e os meios para tentar aproximar ou diminuir as disparidades regionais.

“Se examinarmos cruamente a história do desenvolvimento do Nordeste, veremos que o poder central demorou 450 anos a engendrar um conjunto de políticas ponderáveis para induzir o desenvolvimento regional, com a adoção de mecanismos fiscais compensatórios, programas de crédito, formação de mão-de-obra e os investimentos de infraestrutura”, escreveu Rosalba Ciarlini.

A Assembleia Nacional Constituinte reacendeu o debate para amenizar o desequilíbrio do desenvolvimento regional, com a criação dos Fundos Constitucionais de Desenvolvimento, mas os investimentos em algumas áreas importantes, como o transporte, 51% dos recursos foram concentrados em três estados: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Somente no setor de telecomunicações, submetido à política de privatizações, houve uma desconcentração razoável dos investimentos.

Rosalba Ciarlini fez uma análise das dificuldades que o Estado passa também na Região Nordeste, onde outros entes federativos com maior capacidade econômica e peso político acabam por se sobrepor aos demais, exercendo uma espécie de monopólio para a obtenção de recursos federais para investimentos em infraestrutura e na capacidade de atrair grandes empresas.

A interiorização de investimentos também é apontada como um problema a ser superado, pois desde o tempo do Brasil Colônia, os recursos foram investidos na faixa litorânea, relegando a parte mais interna do território a um completo ostracismo.
A participação do Rio Grande do Norte na economia nacional pode ser muito maior que a atual, o potencial econômico com o turismo, fruticultura, energia, ciência e tecnologia, carcinicultura, piscicultura, mineração, indústria têxtil e de vantagens naturais, localização privilegiada em relação aos mercados europeu e norte-americano, abundância de luz solar, solo fértil, litoral vasto, podem se frustrar por falta de ações do Governo Federal que compensem as deficiências locais.

Na área de energia, o petróleo e gás, biomassa para o etanol e outros biocombustíveis, incidência de vento e sol são capazes de transformar o estado em exportador de energia.

Um dos principais projetos estruturantes da nossa economia é o do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.  Essa obra é atrelada à expansão de setores específicos e da economia potiguar como um todo. O novo aeroporto é essencial para a ampliação do fluxo turístico e, também, transformar Natal em pólo de comercio internacional para toda a América Latina.

As áreas de saúde, segurança, qualificação de mão de obra e educação também foram abordadas com grande prioridade para a execução de projetos estruturantes.

“Continuamos na situação de estado altamente promissor, com riquezas naturais e vocações econômicas bem conhecidas, mas refém de gargalos como o déficit de infraestrutura, indicadores sociais vexatórios e falta de mão de obra qualificada em larga escala. Contornar ou vencer esses obstáculos é o nosso maior desafio para as próximas décadas”, afirma a Governadora.

SOBRE A FUNDAÇÃO KONRAD ADENAUER
A Fundação Konrad Adenauer é uma fundação política da República Federal da Alemanha que, naquele país e no plano internacional, vem trabalhando em prol dos direitos humanos, da democracia representativa, do Estado de Direito, da economia social de mercado, da justiça social e do desenvolvimento sustentável.