Existem muitas especulações e explicações sobre o dia 1º de Abril. Muitos não entendem o porquê deste dia ter se transformado no dia da mentira.

O que acontece é que em vários países foi difundida essa prática com características diferentes. Na França, por exemplo, existem informações de que o dia da mentira ficou conhecido pelo fato da utilização de um calendário não gregoriano e que levou as pessoas a situarem e festejarem o Fim de Ano no dia 25 de maço, onde as comemorações duravam uma semana e terminavam em primeiro de abril. O que acontece é que passaram a usar o calendário e acertando que a real data para comemorar o fim de ano era, na realidade, 31 de dezembro. 1º de Abril ficou conhecido então como sendo a “mentira do século”.


O dia da mentira é conhecido também em alguns países como o Dia dos tolos. Segundo informações da Wikipédia, a presença do “Dia da Mentira”, no Brasil, é datada do século XVII onde existiu um periódico que divulgou uma matéria sobre a morte de Dom Pedro que causou frisson, há época, mas que foi desmentida no dia seguinte. O periódico, “A mentira” parou suas publicações 1 ano depois pregando uma última peça em seus leitores,convocando os credores a pagarem suas dívidas no dia 1º de Abril do ano seguinte dando uma referência errada, informando um local inexistente para o comparecimento.

Dessa forma existem muitas histórias sobre o dia da mentira. O que é fato é que existem algumas mentiras que poderiam ser verdade como a descoberta da cura da Aids, a cura do Câncer, o fim das guerras, entre outras.