Cerca de 70% do abastecimento público de água da população de Natal vem das águas subterrâneas. Para ter um real diagnóstico da situação das reservas naturais, o Governo do Estado e a Agência Nacional de Águas (ANA) contrataram estudos hidrogeológicos no aquífero Barreiras para a Região Metropolitana de Natal e litorais Norte e Sul potiguar. A área de abrangência do estudo se estende da divisa com a Paraíba até o município de São Miguel do Gostoso. A primeira reunião de trabalho ocorreu na manhã desta terça-feira, 1º de fevereiro, na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Participaram das discussões, técnicos da Semarh, Idema, Caern, ANA, Igarn e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na ocasião, eles receberam informações sobre as etapas do estudo e sobre a metodologia adotada. Serão interpretadas imagens de satélite e fotografias aéreas, além dos perfis geológicos dos poços. O projeto também contempla a atualização do cadastro de poços na Região Metropolitana e nos litorais Norte e Sul, além da análise estatística dos dados. Estima-se que mais de 500 poços não fazem parte do cadastro oficial do estado somente nestas regiões.

Os principais objetivos dos estudos são a avaliação da influência da urbanização e de outras atividades impactantes nas águas subterrâneas e o estabelecimento de estratégias de manejo das águas subterrâneas visando a sua preservação e uso sustentável.

Os dados são necessários para nortear as ações do Poder Público. Com o resultado em mãos, o Rio Grande do Norte terá uma avaliação precisa da demanda de água e meios para o monitoramento hidrogeológico, com informações atualizadas do potencial e fluxo das águas subterrâneas.

Um dos principais problemas relacionados a essas águas é a contaminação do lençol freático, em virtude da falta de saneamento básico no RN. Serão realizadas análises químicas para saber o grau de contaminação e quais os elementos químicos presentes nas águas subterrâneas. Dotar o estado de uma rede de saneamento mais abrangente é meta já anunciada pela governadora Rosalba Ciarlini.