Há quase vinte anos os moradores da Avenida Ayrton Senna e da Rua Minas Novas, vinham enfrentando problemas com a construção irregular de uma casa na área pública. Vários projetos para extensão, saneamento e drenagem de águas da Minas Novas esbarravam na questão de ter que demolir a casa. Duas administrações, de Carlos Eduardo/Wilma, não foram suficientes para resolverem os problemas, pois o morador, conhecido por Carlão, se recusava a sair alegando que aquela era sua residência e tinha direito.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) está realizando a demolição dessa propriedade localizada em área pública. O local é próximo ao supermercado Favorito da avenida Ayrton Senna, em Neópolis, era utilizado para fins comerciais. A estrutura assemelha-se a um bar.

De acordo com informações do titular da secretaria, Olegário Manuel Passos, a Semurb tenta negociar com o proprietário do imóvel desde o ano de 2008. "Buscamos alternativas menos radicais para a resolução do problema, mas não obtivemos êxito em função da resistência do cidadão", contou.

Entenda o caso

Carlão, como é conhecido, chegou no local (Rua Minas Novas/Ayrton Senna) até o que consta, em meados da década de 90, construiu uma tapera e montou um Bar. Há época a rua não era calçada e não havia infraestrutura e por esse motivo provavelmente não houve reclamação dos moradores da região. Com o tempo o bairro de Neópolis, já próximo de Nova Parnamirim, se tornou muito habitado e o desenvolvimento da construção Civil praticamente “mudou a cara” do local. O trânsito ficou intenso, uma agência do Banco e da Justiça foram montados no local e logo houve a necessidade urgente de uma intervenção. Temendo ser despejado, Carlão construiu rapidamente, dentro da tapera, uma casa de alvenaria. Quando iniciou um processo para a desocupação foi constatado que não se tratava mais de uma tapera e sim de uma casa e isso dificultou ainda mais a resolução do problema. 

A Lagoa da Minas Novas

O maior problema do local, além do calçamento da via onde o morador construiu ilegalmente a casa é a formação de uma lagoa que causa muitos transtornos para os moradores.

Essa lagoa impede o fluxo de veículos e causa alagamento e em períodos de chuva esses problemas são agravados.

Quem tentou resolver o caso?

Vários políticos já tentaram resolver o problema da lagoa, mas faltou empenho do prefeito, há época, Carlos Eduardo.

Segundo os moradores o Deputado Gilson Moura, que há época era vereador, tentou resolver pacificamente o problema da lagoa da Rua Minas Novas, mas o Prefeito Carlos Eduardo recusou todos os requerimentos e não atendeu o pleito, não resolvendo a situação. Agnelo Alves, que há época era prefeito de Parnamirim construiu uma Lagoa de Captação em Nova Parnamirim, já na divisa com Natal, mas também não foi suficiente para conter as águas da Minas Novas.

Moradores também relataram que solicitaram ajuda do vereador Aquino Neto, mas o mesmo não foi encontrado.

Enfim, muitas foram as reivindicações dos moradores para resolver o problema de décadas da região, mas todas sem sucesso.

O morador pode ter recebido indenização para sair

Alguns moradores da região também relataram, mas ainda não é confirmado, que Carlão havia recebido indenização da Prefeitura há uns 9 anos para sair do local, porém, continuou.

E agora?

Com a retirada da moradia irregular a prefeitura resolveu o principal empecílio para os outros problemas enfrentados pelos moradores. O próximo passo poderá ser a elaboração de um projeto de drenagem de águas com calçamento da outra parte da rua e resolvendo assim o problema da lagoa Minas Novas.

NOTA: Vamos aguardar os desdobramentos e torcer para que a prefeitura  resolva os demais  problemas enfrentados pelos moradores da rua. 

Com informações do Diário Potiguar