Há cinco dias o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), no hospital Walfredo Gurgel, não admite nenhum novo paciente. O dado reflete a queda (ainda modesta) no número de acidentes registrados pelo Centro nos primeiros 73 dias deste ano. Em janeiro, 24 novos pacientes foram atendidos na unidade, contra 21 queimados no mês de fevereiro. Nos últimos 15 dias, apenas nove pacientes deram entrada no CTQ. O registro do último paciente admitido, no entanto, é referente a quarta-feira passada (10). Caso a média de março se mantenha, o CTQ deve fechar o mês com, no máximo, 20 atendimentos.

Os acidentes com crianças estão inseridos nesta diminuição. Atualmente não há nenhuma criança internada no CTQ. As causas mais comuns, que são os acidentes domésticos, vêm dando uma trégua aos pequenos. A última criança que permanecia internada recebeu alta na manhã desta segunda-feira (15). Agora todos os leitos pediátricos estão desocupados. Apesar do aspecto positivo do quadro, a enfermeira chefe do CTQ, Camila Alves, aconselha aos pais que “sempre estejam atentos aos seus filhos. Esta ainda é a melhor prevenção. É extremamente importante que os pais estejam sempre alertas, principalmente, nos meses em que a criança está de férias”.

Os adultos também vêm registrando um menor número de atendimentos. Apenas quatro homens e uma mulher permanecem sob os cuidados do Centro. Para Camila, “esta redução não é um quadro corriqueiro é uma situação inusitada. Em contrapartida, temos recebidos grandes queimados, com uma maior gravidade nos casos admitidos”. A preocupação da enfermeira é justificada. Quanto maior o grau da queimadura, maior o tempo de internação para tratamento e restabelecimento do bom estado de saúde do paciente.