Fotolia_6976778_Subscription_L

O Ministério de Minas e Energia (MME) informa que o blecaute no Sistema Interligado Nacional teve início às 22h13, do dia 10 de novembro, afetando 18 estados brasileiros.

O problema teve origem na transmissão da energia vinda da usina hidrelétrica de Itaipu. As panes ocorreram no sistema que liga a cidade de Ivaiporã, no centro do Paraná, a Itaberá, no sul de São Paulo e em uma subestação que liga a Subestação de Itaberá a Subestação de Tijuco Preto, em São Paulo.

A energia foi totalmente restabelecida em uma hora depois do começo do blecaute, exceto nos estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, que ocorreu ao longo da madrugada. Não se verificou, até o momento, danificação de equipamentos.

Houve uma condição meteorológica adversa, com ventos e chuvas de grande intensidade concentrados na região que recebe os circuitos de transmissão da energia da usina de Itaipu e distribui essa energia para outras regiões.


O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, convocou reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico – CMSE para hoje, às 17h00, no Centro Nacional de Operação do Sistema Elétrico – CNOS, em Brasília, para que seja apresentada e avaliada a ocorrência no Sistema Interligado Nacional.

Brasília, 11 de novembro de 2009

Assessoria de Comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319 5620/5588