Criado em 1989, com o intuito de proteger a riqueza do patrimônio natural do Brasil, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis comemorou 20 anos de atividades e conquistas no último mês de fevereiro. Órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, o IBAMA busca a preservação, conservação e o manejo dos recursos da maior e mais importante biodiversidade do planeta.

 

Para celebrar a data e comemorar essas duas décadas de fundamental atuação, O VEREADOR George Câmara (PCdoB) promove na nesta próxima quinta-feira (25), às 8h, Audiência Pública na Câmara Municipal de Natal para homenagem a instituição. Essa iniciativa visa ampliar o debate sobre questões ambientais no município de Natal, e propõe uma reflexão/avaliação sobre o trabalho do Ibama em Natal e no Rio Grande do Norte.

 

Além de ser responsável pela execução da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), o IBAMA também desenvolve pesquisas, exerce o controle e a fiscalização sobre o uso dos recursos naturais (fauna, flora, água, solo, etc), realiza estudos ambientais e libera licenças ambientais para empreendimentos a nível nacional.

 

Histórico

 

O IBAMA foi formado no início da década de 1990 a partir da fusão de quatro entidades brasileiras que trabalhavam na área ambiental: Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Superintendência da Borracha (SUDHEVEA), Superintendência da Pesca (SUDEPE) e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF).

 

            Em 1992, com a realização da Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro – também conhecida como Rio-92 ou Eco-92 –, as questões ambientais passaram a ser melhor debatidas pela sociedade brasileira. Neste mesmo ano foi criado o Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de estruturar a política do meio ambiente no Brasil. Com o intuito de aprimorar sua atuação, o MMA cria o Instituto Chico Mendes responsável pelas unidades de conservação nacionais.

 



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes