Está criada a polêmica sobre a visita dos candidatos às zonas eleitorais. Enquanto a candidata Fátima Bezerra (PT) desde cedo percorre locais de votação, sua adversária Micarla de Souza permanece em casa alegando que as visitas não seriam permitidas pela lei eleitoral.

Consultado o Procurador Regional Eleitoral, Fábio Venzon, esclareceu que é vedada a visitação de candidatos às seções eleitorais durante todo o horário de votação. “Isso pode se caracterizar boca de urna e a legislação eleitoral proíbe”, disse.

De acordo com Venzon, a determinação está expressa no no parágrafo 5º, incisos 2º e 3º, do Artigo nº 59 da Lei Eleitoral. “O candidato que for pego nessa prática pode ser preso em flagrante”. Além disso, ele cita também o fato de haver uma recomendação, expedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para que os candidatos evitem circular nos locais durante a votação.

Após saber sobre a polêmica envolvendo as visitas dos candidatos às seções eleitorais, pouco antes de votar, a candidata Fátima Bezerra (PT) se disse surpresa e afirmou que procurará informações detalhadas com a sua assessoria jurídica.

“Eu acredito que não há problema em circularmos pelos locais, mas nossos advogados estão fazendo as consultas necessárias”, disse Fátima Bezerra.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE