Uma surpreendente recuperação do setor industrial potiguar, aliada à continuidade do ritmo crescente de setores como Comércio e Serviços e Construção Civil fizeram com que o Rio Grande do Norte revertesse, em junho, o balanço negativo que vinha acumulando e fechasse o primeiro semestre do ano com um saldo positivo de 532 novos empregos formais gerados, contabilizando admissões e demissões. Somente no mês passado, a diferença entre demitidos e contratados com carteira assinada no estado foi positiva de 3.442 postos.


Os números foram divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).De acordo com os dados, o boom de contratações registradas na indústria foi tamanho que colocou o segmento em primeiro lugar no balanço do mês de junho. Foram 1.167 vagas abertas, contra um saldo negativo de 292 postos que havia sido registrado em maio. Vale registrar, no entanto, que mesmo com o bom número de junho, o acumulado do primeiro semestre do segmento industrial ainda é negativo, com 2.438 postos fechados no balanço entre admitidos e demitidos.No caso específico do mês de junho, o reforço que veio da indústria se somou aos bons desempenhos de Comércio, Serviços e Construção Civil, estes já uma constante no ano.


No caso do comércio, foram, em junho, 493 vagas a mais, o que redundou num fechamento do semestre com 1.162 empregos a mais que em dezembro do ano passado. Já no setor de serviços, foram 838 empregos novos em junho, que, acumulados com os dados até maio, fizeram o setor encerrar os seis primeiros meses do ano com 4.284 postos a mais.Outro segmento que voltou a mostrar força foi o de Construção Civil, na esteira da verdadeira explosão imobiliária que o estado vive há cerca de um ano e meio.


Em junho, ele abriu 1.107 novos postos no estado e encerrou o primeiro semestre com nada menos que 4.284 mais empregados que em dezembro de 2007.Como destaque negativo do semestre, o segmento Agropecuário foi imbatível graças aos prejuízos com as chuvas ao período de entressafra em alguns setores (como fruticultura e cana de açúcar). No campo, foram ceifados 6.288 vagas de emprego com carteira assinada em todo o estado nos seis primeiros meses deste ano.

Fonte: dn on line