Os taxistas de Natal passarão a circular com bandeira 2 em todos os horários do dia durante todo o mês de dezembro. Com isso os natalenses pagarão um valor mais caro pela quantidade de metros percorridos pelos táxis da capital potiguar. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (10) por meio da portaria Nº 0189/2009 assinada pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Kelps de Oliveira Lima.
Anastacia Vaz/Arquivo TNA bandeira 2 será empregada pelos taxistas natalenses até o dia 31 de dezembroA bandeira 2 será empregada pelos taxistas natalenses até o dia 31 de dezembro

A permissão para que os táxis utilizem livremente a bandeira 2 acontece tradicionalmente nos meses de dezembro e serve como uma compensação para os taxistas, que assim como todos profissionais autônomos, não têm direito ao 13º salário no fim do ano. A medida começou a ocorrer entre as décadas de 70 e 80 quando foram iniciadas as concessões para táxi.

De acordo com o secretário adjunto de Transporte da Semob, Sílvio Medeiros, a medida também serve para cobrir o crescimento da demanda com os eventos do final do ano. "É uma forma de conciliar a demanda dos taxistas, que serão compensados pelo trabalho a mais", disse o secretário.

A bandeira 2 será empregada pelos taxistas natalenses até o dia 31 de dezembro.

Tribuna