A prefeitura de São Gonçalo do Amarante comemorou nesta sexta-feira (16) o dia internacional do pão. A data foi lembrada com uma capacitação oferecida através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Senai. Os cursos de panificação foram ministrados por Antônio Cavalcante, que há 20 anos trabalha como instrutor do Senai.

A qualificação tem como objetivo fortalecer e profissionalizar o ramo de panificação no município. De acordo com o secretário da pasta, Bruno Cunha Lima, existe uma carência de profissionais desse setor em todo o Estado. “As capacitações no município estão sendo montadas por áreas específicas. Agora estamos trabalhando para formar pessoas na arte de fazer salgados, pizzas, bolos e tortas e os resultados já estão aparecendo”, ressaltou.

Paulo Ricardo é um dos participantes que até pouco tempo estava desempregado e foi através do site de relacionamento “Orkut” que ele conseguiu uma vaga no mercado de trabalho. “Eu postei minhas fotos fazendo uma pizza durante o curso e por coincidência o proprietário de uma lanchonete viu e me ofereceu um emprego. Se não fosse a oportunidade dessa capacitação oferecida pela prefeitura ainda estava sem ocupação”, enfatizou.

Os cursos foram iniciados no final do mês de setembro e estão sendo encerrados neste sábado (17). Em três semanas a prefeitura formou seis turmas, cada uma com 14 integrantes e carga horária de 20 horas por semana. Ao final os participantes receberão certificados de conclusão e estarão aptos a atuar fazendo pizzas, salgados, bolos e tortas decoradas.

Lidiane Silva mora no bairro Golandim e está terminando as aulas vislumbrando uma oportunidade de emprego. “Sou costureira e garçonete, mas estou parada. Depois que tiver com o certificado dos cursos na mão, vou procurar uma ocupação nas padarias e restaurantes”, disse.