Foto: Divulgação


Em entrevista à repórter Adriana Vasconcelos, O ex-diretor-geral do Senado Federal, Agaciel Maia, se defende das acusações de que seriam responsável, de forma isolada, por uma série de contratos assinados de forma secretos.

Em entrevista ao jornal O Globo, do Rio de Janeiro, ele diz em relação aos senadores, diz que "ninguém pode alegar que não sabia" dos atos secretos editados na Casa.

Já se contabilizaram-se mais de 500 decisões secretas. Muitas delas referem-se à efetivação de servidores -parentes e amigos de senadores e de altos funcionários.

Agaciel Maia informa que foram os próprios senadores que preencheram as vagas ocupadas secretamente, à margem do boletim diário do Senado.

Ele declara que "as decisões foram referendadas por um colegiado", a Mesa Diretora do Senado.

Durante os 14 anos em que Agaciel Maia foi diretor-geral, responderam pela presidência do Senado: José Sarney, ACM, Jader Barbalho, Renan Calheiros e Garibaldi Alves.

Sobre as decisões tomadas secretamente, Agaciel afirma: "Não fui eu quem assinou nenhuma delas; não fui eu quem publicou, e eu sou responsável? Não vou aceitar!"

Perguntado se é mesmo responsável pela não publicação de mais de 500 atos administrativos no Senado, Agaciel respondeu: "O Senado publica por ano cerca de 60 mil atos e decisões administrativas. Pode acontecer alguma falha. Se houve mesmo, uma comissão nomeada pelo senador Heráclito Fortes [DEM-PI, atual primeiro-secretário do Senado] deverá apontá-la. Posso apenas assegurar que nenhum ato ilegal foi baixado".

Ainda em sua entrevista ao O Globo, ao ser lembrado que estão tentando responsabilizá-lo por uma série de questões, ele declarou: "Não sei por que essa perseguição implacável contra mim. Alguém precisa apresentar um papel, uma prova de que fiz algo errado. Até agora todas as denuncias feitas contra mim foram desmentidas, desde a mansão que alegaram que não estava em meu nome até as empresas das quais disseram que eu era sócio.

Agora querem atribuir a mim esses ditos atos secretos. O fato é que as decisões foram referendadas por um colegiado. Não fui eu quem assinou nenhuma delas. Não fui eu quem publicou, e eu sou responsável? Não vou aceitar! Estou sendo bode espiatório! Não tenho escudo e nem espada, pois não tenho foro privilegiado e nem tribuna".
Com informações de O Globo