Eu imagino que se nós perguntássemos: qual o prédio antigo mais bonito de Jardim do Seridó? Tenho certeza que as respostas seriam bem variadas. Pois bem, caro leitor, ainda bem que isso é o problema para nossa bela Jardim. Somos uma cidade enfeitada, bonita. Nossos prédios complementam o antigo jardim que possivelmente foi o protagonista e que nos batizou, Jardim do Seridó. Assim vamos escrevendo, meditando, e historiando por entre esta arquitetura secular que nos encanta a cada momento que passamos pelas ruas.

Quem não conhece ou já ouviu pelo menos falar da antiga cadeia pública e atual Casa de Cultura Popular, Poeta Antônio Antídio de Azevedo? É um prédio bastante vistoso que possivelmente foi construído em 1877 pelo então Prefeito que na época recebia a denominação de Intendente, José Tomaz de Aquino Pereira. Após o término de sua construção, o espaço foi destinado ao funcionamento da Casa de Câmara e Cadeia Pública. Ou seja, em seu andar superior aconteciam as sessões ordinárias e extraordinárias da Câmara de Vereadores, enquanto que a parte inferior era destinada para cadeia pública. Na parte superior também aconteciam bailes, dramas e outros eventos sociais, visto que era o único local na cidade adequado para estes momentos.

Quando o prédio atual da Prefeitura Municipal foi construído ao lado do Colégio Antônio de Azevedo, a Câmara Municipal se separou da Cadeia e foi para junto da Prefeitura, ficando o antigo prédio apenas como a Cadeia Pública de Jardim do Seridó – RN. Em 2005, este prédio, que gerava inclusive medo à população vizinha, foi doado ao governo do Rio Grande do Norte, que o transformou numa Casa de Cultura Popular. Esta foi uma obra cultural bastante significativa que a população jardinense recebeu, tendo em vista que são poucas as cidades Potiguares que dispõem de uma casa como esta.

O prédio que antes era pouco visitado, que causava dor, tristeza e muitas vezes temor, ou seja, aquele espaço sombrio e tenebroso que era até evitado por muitos, passou a ser um espaço de cultura e lazer para a comunidade dispondo de uma biblioteca, salas para confecção de artesanato, um museu, um pátio que possibilita a apresentação de grupos culturais e em sua parte superior um auditório para 100 pessoas sentadas, uma pinacoteca além de outros espaços para exposições passageiras.

Portanto, esta Casa da Cultura Popular marcou a história jardinense por seu passado e continua a marcar a vida cultural dessa cidade. Assim, prédio se reveste de uma beleza não só externa, mais também interna, pois está repleto de história e significados. Que possamos dar o devido valor a este bem que é de todos os filhos de Jardim do Seridó - RN.


Por: Andrey Jonathon de Medeiros Moura (Colaborador) "Graduando em História pela UFRN"
Por Eleil Bezerra do Seridó - www.elielbezerra.blogspot.com
Foto: Júnio Flash