No primeiro turno da eleição, cerca de 30 mil eleitores potiguares se confundiram na hora de votar ao trocar o número dos candidatos, o que anulou seus votos.

A revelação foi feita nesta quarta-feira, 24, em entrevista à 96 FM, por Marcos Maia, secretário de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.

“Ao analisar o registro digital dos votos – sem olhar a identificação, evidentemente – encontramos essa quantidade de eleitores que votaram invertido, ou seja, votos de presidente como o número de um candidato a governador e vice versa, votos para governador que não havia para presidente”, explicou.

Mesmo agora, no segundo turno, segundo Maia, o TRE-RN está se esforçando para informar aos eleitores a ordem de votação na urna eletrônica – governador e presidente – para que eles não entrem na cabine com os votos investidos. “É por isso que, ao lado do número, aparece a foto do candidato”, lembrou.

Maia aproveitou para pedir ao eleitor que não tenha pressa para registrar seu voto e leve para dentro da cabine um papel com a ordem das votações a serem registradas.

Sobre a enxurradas de informações falsas nas redes sociais de fraudes no processo eletrônico, ele lembrou que, nesse segundo turno, as autoridades estarão atentas à origem primária dessas “fake News” para punir os responsáveis.

Confessou que, como profissional dessa área, há 30 anos no TRE, fica “indignado” quando aparecem especulações sobre fraudes nas urnas.

Para ele, trata-se de um fenômeno das redes sociais, que espalham informações falsas numa velocidade muito superior em que as autoridades podem desmenti-las.

Ainda segundo o diretor de TI do TRE-RN, todas as urnas já estão preparadas para o segundo turno em todas as zonas eleitorais do Estado desde o primeiro turno.

“Falta apenas agora inserir um cartão de memória em todas elas com os dois candidatos que restaram – governador do Estado e presidente da República, nessa ordem”.

Na última segunda-feira, 22. Maia acompanhou o presidente do TRE-RN, desembargador Glauber Rêgo, num encontro com todos os Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil, em Brasília, onde foram repassadas todas as medidas para o segundo turno.

“Agora são apenas duas telas e o eleitor não pode errar”, concluiu.

Agora RN