Investir na qualificação dos servidores públicos para otimizar a capacidade da administração estadual na gestão das políticas públicas. Essa tem sido a missão da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), instituída por meio do Decreto Nº 19.896/2007 e que ao longo dos seus anos vem promovendo cursos e realizando eventos em prol da capacitação do quadro de pessoal do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

No ano de 2015, foram 7.059 servidores públicos capacitados através de cursos presenciais e a distância, palestras, oficinas, congressos e atividades voltadas para a qualidade de vida e saúde no trabalho.

Concernente à política de Formação, Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas, a EGRN promove um programa permanente de capacitação, com base nos princípios educativos e profissionais da legislação educacional vigente. O intuito é elevar os níveis de qualidade, eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados ao cidadão, além de adequar os servidores aos novos perfis profissionais requeridos pelo setor público.

O programa abrange cursos de cargas horárias diversas, com desempenhos voltados para ações definidas em diferentes níveis de escolaridade e/ou necessidades específicas do órgão ou setor, no qual o servidor público estadual exerce suas atribuições.

Ainda em 2015, a EGRN promoveu 29 cursos presenciais considerados rápidos, com carga horária entre 20 e 40 horas. De Elaboração de Projetos a Redação Oficial, passando por Gestão de Conflitos e SICONV, foram 785 servidores capacitados. Outros 1.545 participaram de cursos ofertados pelo Projeto RN Sustentável e executados pela EGRN.

Através do Programa de Capacitação em Administração Pública a Distância, ofertado em parceria com a Fundação Getulio Vargas, cerca de 1.100 servidores se inscreveram nos cursos de atualização, extensão e aperfeiçoamento. O Programa beneficiou todo o quadro de funcionários do RN, uma vez que qualquer servidor com acesso a internet poderia ser capacitado na modalidade online. Uma forma de atender os mais de 50 mil servidores ativos do Estado, em especial os lotados em regiões mais afastadas dos grandes polos e região metropolitana.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, voltado para aqueles que ainda não possuem uma graduação, formou no ano passado 174 servidores, distribuídos nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. Em nível de especialização, a EGRN ofertou os cursos de Gestão de Pessoas, Gestão e Cuidado de Enfermagem em Urgência e Emergência, Políticas Públicas e Gerenciamento dos Serviços de Saúde, totalizando 222 servidores contemplados.

Ainda em 2015, foram 2.100 servidores qualificados por meio de oficinas, seminários, palestras e congressos. A nona edição do Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte, por exemplo, atraiu um grandioso número de participantes, chegando a somar mais de mil inscritos no evento. Com relação às atividades voltadas a qualidade de vida e saúde no trabalho, outros 1.840 participaram de eventos como corrida e caminhada do servidor público.

Todas essas iniciativas demonstram o compromisso e a dedicação da Escola de Governo na busca constante do fortalecimento de uma administração pública eficiente, democrática e transparente, alicerçada por servidores públicos cada vez mais capacitados, compromissados e engajados na prestação dos serviços ao cidadão. Em 2016, a EGRN continua trabalhando para promover ações voltadas para esse fim, somando cerca de 3 mil servidores qualificados conforme levantamento feito até o mês de agosto.

Assessoria SEARH