Os agentes de endemias do município de São Gonçalo do Amarante/RN receberam reforço no combate do mosquito Aedes aegypti, desde a última segunda-feira (15). Os soldados da Marinha do Brasil receberam treinamento e já estão nas ruas acompanhando as visitas domiciliares dos agentes nas comunidades e bairros do território são-gonçalense.

O Conjunto Amarante foi um dos bairros que receberam equipes na manhã de ontem (17). Apesar de o município manter os índices de infestação predial abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, a presença e ajuda dos militares vai intensificar o trabalho feito pelos agentes de endemias de casa em casa. A parceria firmada entre município, Governo Federal e Forças Armadas acontece em todo país pela proporção que vem se desenvolvendo as notificações.

"Ainda bem que eles passaram aqui na minha casa. Eu me preocupo muito em cuidar da minha residência para que ninguém da minha família ou vizinho contraia a doença. Assim como eu, todos deviam se preocupar e abrir as portas das suas casas para que eles, que sabem mais do que a gente, possam conferir se tem algo de errado em nosso quintal" declarou a moradora do Conjunto Amarante, Maria Cristina.

Segundo as equipes, os moradores têm recebido os agentes e soldados bem e esperam que em todos os bairros o trabalho deles seja fácil. Antes de irem a campo os soldados passaram por treinamento e capacitação realizados pela Secretaria Municipal de Saúde e Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Os agentes de endemias realizam um trabalho constante de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, cumprindo os seis ciclos de visitas anuais, ou seja, cada residência do município recebe o comparecimento dos agentes seis vezes por ano.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, também desenvolve projetos de educação e mobilização social para evitar doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika. Além do trabalho de borrifação, executado por técnicos do setor de combate as endemias, o Setor de Educação e Saúde promove juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e a rede de supermercados Nordestão, chamado de "A Gente Contra a Dengue", um projeto de orientação de estudantes para os tornarem multiplicadores da prevenção. O município ainda realiza mutirões de serviços comunitários com envolvimento das Secretarias de Serviços Urbanos, Comunicação e Eventos, SAAE e Departamento Municipal de Trânsito, e mobilização de alunos da rede pública municipal com distribuição de panfletos, cartazes e folders com dicas sobre a prevenção do mosquito Aedes aegypti. Os projetos educativos serão retomados no próximo mês de março, a partir do início do ano letivo.

Por Marília Costa
Fotos: Isaías Carlos