A disputa pela direção da OAB/RN entra em sua fase final com a advogada Magna Letícia bem situada na corrida pela presidência da seccional regional da entidade. É o que revela pesquisa realizada pelo instituto Certus junto a advogados de Natal. O levantamento aponta a liderança da pré-candidata Magna nos dois principais cenários projetados: as pesquisas espontânea e estimulada.

Na pesquisa espontânea, em que o instituto não cita o nome dos candidatos para os entrevistados, Magna Letícia foi lembrada por 29,2% dos advogados. O advogado Paulo Coutinho ficou na segunda colocação, com quase metade (15,2%) das citações de Magna. A advogada Marisa Almeida, que lançou a pretensão de concorrer pela oposição à atual direção da Ordem, mas dias atrás aderiu ao pré-candidato da situação, Coutinho, recebeu 10,4% das menções. O atual presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, que não tem a intenção de disputar a reeleição, também foi lembrado, no caso por 3,6% dos advogados ouvidos na pesquisa.

Magna Letícia também está à frente dos concorrentes na sondagem estimulada, em que o instituto Certus apresentou previamente os nomes dos possíveis postulantes ao comando regional da Ordem. Magna aparece nesse quesito com 38,4% da preferência dos advogados. Paulo Coutinho vem em seguida, com 27,2%, e Marisa Almeida em terceiro, com 18%.

A pesquisa Certus também mediu a rejeição dos candidatos. Neste item, Paulo Coutinho foi apontado como o detentor da menor aceitabilidade dentre os advogados pesquisados. Um percentual de 21,2% dos profissionais ouvidos na pesquisa declarou que não votaria nele "de jeito nenhum". Marisa foi o segundo nome mais rejeitado pelos seus colegas consultados: 19,6%. O menor índice de rejeição dentre os advogados que mostram disposição de concorrer à presidência da OAB/RN foi o de Magna, com 16,4%.

O instituto Certus realizou a pesquisa entre os dias 5 e 7 deste mês e ouviu 250 advogados em fóruns, escritórios de advocacia e cursos de preparação para a carreira jurídica sediados em Natal. A margem de erro do levantamento é de 3%, para mais ou para menos, e seu intervalo de confiança é de 95%.


Pesquisa Certus – Eleição OAB/RN

Se a eleição para presidente da OAB fosse hoje, em que o(a) sr(a) votaria? (Espontânea)
Magna Letícia – 29,2%
Paulo Coutinho – 15,2%
Marisa Almeida – 10,4%
Sérgio Freire – 3,6%
Outro – 2%
Nenhum – 4,4%
NS – 35,2%

Se a eleição para presidente da OAB fosse hoje, em que o(a) sr(a) votaria? (Estimulada)
Magna Letícia – 38,4%
Paulo Coutinho – 27,2%
Marisa Almeida – 18,0%
Nenhum – 6,4%
NS – 9,2%
NR – 0,8%


Rejeição
Paulo Coutinho – 21,2%
Marisa Almeida – 19,6%
Magna Letícia – 16,4%
Rejeita Nenhum – 33,2%
NS – 1,6%
Rejeita todos – 8,0%

Assessoria