O governador Robinson Faria recebeu na tarde desta quinta-feira (27) uma comissão formada por vereadores de Parnamirim para discutir a implantação do Ronda Cidadã na cidade. O grupo da Câmara entregou ao chefe do Executivo Estadual uma lista com cerca de 13 mil assinaturas de moradores de 32 bairros do município pedindo a implantação do Programa. A audiência teve a participação da secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, e do adjunto da Sesed, Caio César.

O governador declarou que o pleito, inclusive, já estava sendo discutido como próximo passo na área de segurança para a cidade. "Nós assumimos o compromisso de ampliar aos poucos o Ronda Cidadã para a região metropolitana de Natal e para outras regiões do estado, reforçando o nosso objetivo e a nossa preocupação com segurança pública", disse Robinson Faria.

Lançado no dia 22 de julho deste ano, o Ronda Cidadã trabalha duas frentes: a reativa e proativa. A primeira, conta com o pelotão atuando na prevenção e repressão qualificada, a partir do Patrulhamento Motorizado Ronda Cidadã (viaturas), Patrulhamento Motorizado Ronda Cidadã com motocicletas, Patrulhamento Ronda Cidadã a pé e pelo Patrulhamento Ronda Cidadã com Bicicletas (Ciclo patrulhas); o segundo, com o pelotão proativo, o trabalho consistirá no acolhimento e inclusão social, por meio do Ronda Cidadã Escolar, Ronda Cidadã de Visitas Comunitárias, Ronda Cidadã de Apoio às Vítimas de Violência, que funcionará nos moldes da Lei Maria da Penha, da Base Móvel Ronda Cidadã (veículos adaptados que darão suporte no atendimento especializado e qualificado) e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

Foto: Vivian Galvão