Publicidade:

A Festa de Santa Luzia 2013 será encerrada na noite de hoje com a tradicional procissão pelas ruas de Mossoró. Milhares de fiéis e romeiros são esperados para o encerramento da festa. Os romeiros serão acolhidos na Escola de Artes e receberão café da manhã e almoço.
Para facilitar o acesso dos fiéis, as empresas de transporte coletivo cobrarão preços populares de R$ 1,50 (por passagem) em todos os ônibus. Além disso, haverá um reforço de 10 veículos na frota atual para o dia da procissão. Esses ônibus extras ficarão na avenida Cunha da Mota, ao lado da Praça da Gazeta.

O ponto inicial da procissão é a Capela de Nossa Senhora Medianeira, na rua Sérvulo Marcelino, Planalto 13 de Maio. Este ano, o percurso, que seguirá pela avenida Presidente Dutra, será de 3.450 metros.

A Subsecretaria de Trânsito e Transporte orienta a população que utilize vias alternativas para trafegar durante a procissão de Santa Luzia. Para os moradores dos conjuntos Abolições, Santa Delmira, Redenção e Wilson Rosado e dos bairros Belo Horizonte, Aeroporto, Bom Jesus, Nova Vida, Liberdade II, Alto do Sumaré e bairros próximos a estes, a orientação é que se use a BR-304

Para aqueles que residem no Centro, Nova Betânia, Doze Anos, Boa Vista, Alto da Conceição e bairros próximos a estes, a sugestão é que os motoristas utilizem o Complexo Viário Vingt Rosado.

Para quem vem dos bairros Santo Antônio, Bom Jardim, Barrocas, Paredões, Vingt Rosado, Pintos, Rincão, Geraldo Melo e bairros próximos a estes, a sugestão é trafegar pela Leste-Oeste e BR-110.

A Paróquia de Santa Luzia orienta os motoristas a estacionarem seus carros no centro da cidade e seguirem de ônibus ou táxi até o início da procissão. A partir das 15h, o acesso pela av. Presidente Dutra será liberado apenas para ambulâncias, ônibus, táxis e mototaxistas legalizados.

A solenidade de encerramento ocorrerá após a chegada da procissão e contará com a presença de padres da diocese e autoridades políticas. Após os pronunciamentos e encerramento pelo bispo diocesano, dom Mariano Manzana, haverá a última apresentação do Oratório de Santa Luzia.

Celebrações de missas a Santa Luzia hoje

Serão celebradas sete missas hoje para a padroeira de Mossoró. 

A primeira será à meia-noite, com a chegada da tradicional Moto Romaria. Às 5h, será celebrada a segunda Missa dos Romeiros; às 6h30, a terceira Missa dos Romeiros, às 8h, será celebrada a quarta Missa dos Romeiros; às 10h, Missa Solene da Festa, presidida pelo bispo, dom Mariano Manzana; às 13h, sexta Missa dos Romeiros; 15h, sétima e última Missa dos Romeiros, celebrada simultaneamente na Catedral de Santa Luzia e na Capela de Nossa Senhora Medianeira, no Planalto 13 de Maio.

Vias alternativas para motoristas que querem fugir do trânsito na procissão

Bairros
Abolições, Santa Delmira, Redenção, Wilson Rosado, Belo Horizonte, Aeroporto, Bom Jesus, Nova Vida, Liberdade II, Alto do Sumaré e proximidades 
Por onde ir: BR-304

Bairros
Centro, Nova Betânia, Doze Anos, Boa Vista, Alto da Conceição e proximidades
Por onde ir: 
Complexo Viário 
Vingt Rosado.

Bairros
Santo Antônio, Bom Jardim,  Barrocas, Paredões, Vingt Rosado, Pintos, Rincão, Geraldo Melo e proximidades 
Por onde ir: 
Leste-Oeste e BR-110.

O MOSSOROENSE