O prefeito Carlos Eduardo e o secretário municipal de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa, acenderam na noite desta quarta-feira (04), a árvore de Natal no bairro de Mirassol. O equipamento tem uma estrutura de 126 metros e 8 mil conjuntos de lâmpadas de led, com 100 micro-lâmpadas cada, perfazendo um total um total de 800 mil lâmpadas nas cores verde, amarela, azul e âmbar.

A população que foi a Praça da Árvore para a solenidade acompanhou a também chegada do Papai Noel e dos três Reis Magos que saudaram adultos e criança com entusiasmo e alegria. A Orquestra da Casa Talentos, um projeto social que existe há 13 anos e atende crianças e adolescentes por meio da música, foi a responsável pela parte musical do evento. Vários vereadores e secretários municipais acompanharam a abertura do ciclo natalino.

O uso da iluminação em led proporciona 16 vezes mais economia no consumo de energia, se comparada com a árvore antiga que usava lâmpadas incandescentes. Enquanto a arvore anterior chegou a um consumo de 480.000 watts, a nova atingirá apenas 30.000 watts. Além da árvore de natal, na Praça da Árvore foram instalados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), o presépio do Menino Jesus, a Casinha de Papai Noel e o passeio de trenzinho que ficarão a disposição do público para visitação todas as noites até o dia 06 de janeiro.

Carlos Eduardo saudou a população e enfatizou a importância do momento, dizendo que a Árvore de Natal do Mirassol é um grande símbolo do Natal em Natal. O prefeito lembrou que mesmo com todas as dificuldades financeiras enfrentadas desde o inicio do ano, a Prefeitura não mediu esforços para realizar o evento este ano. Ele disse ainda que a retomada dessa programação comemorativa doo período natalino está contribuindo muito para a retomada da autoestima da população da capital potiguar.

Ele destacou também que a iluminação natalina chega para abrilhantar ainda mais a programação do Natal em Natal que está levando para toda a cidade eventos em vários segmentos culturais como dança, música, teatro, cinema e literatura: "Esse é um momento muito especial para o município", disse. O prefeito anunciou também que a Árvore de Natal do Ginásio Nélio Dias será acesa na próxima terça-feira, 10.

Raniere Barbosa agradeceu o empenho e o trabalho desenvolvido pelos técnicos da secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semsur) na montagem de toda a estrutura da árvore. O secretário lembrou que a Prefeitura não entregou só a árvore, mas também disponibilizou uma Praça da Árvore, totalmente urbanizada, oferecendo uma estrutura toda especial durante esse período de festas de fim de ano. A programação cultural que vai acontecer no local durante essa época do ano foi outro ponto destacado pelo titular da Semsur. Ele informou que a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) está organizando uma vasta programação para atrair mais visitantes para a área.

A Copa do Mundo de 2014 também terá vez na iluminação da árvore. Assim que houver uma definição das seleções que irão jogar em Natal, as bandeiras desses países serão projetadas em outra árvore auxiliar que será instalada no local como forma de antecipar as boas-vindas aos nossos futuros visitantes: "O projeto da iluminação natalina desse ano é ousado e vai entrar para a história".

A decoração natalina da cidade possui novas estruturas como vitrais e caixas de presentes, também peças revitalizadas que fazem parte do acervo municipal, com a predominância da temática religiosa. O projeto contempla todas as regiões da cidade com instalações nas passarelas e viadutos de Ponta Negra, 4º Centenário e Igapó, BR-101, Ponte Newton Navarro, Catedral Metropolitana, Avenidas Salgado Filho, Roberto Freire, Prudente de Morais, Itapetinga, Palácio Felipe Camarão, centros comerciais do Alecrim e Cidade Alta, pórtico da entrada de Natal, o Ginásio Nélio Dias e a recuperação dos três Reis Magos da entrada da cidade.
Veja mais imagens:


ASSESSORIA