Publicidade:















 O Plano Operacional de Mobilidade de Natal para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 foi apresentado em reunião promovida pela entidade nesta quinta-feira (21), no Rio de Janeiro. O prefeito Carlos Eduardo e uma equipe de auxiliares expuseram a membros da FIFA, do Comitê Organizador Local da Copa (COL), do Ministério do Esporte e de observadores internacionais as medidas propostas para melhorar a infraestrutura nessa área. O Plano de Natal recebeu muitos elogios dos participantes da reunião, da qual também participaram os secretários municipais Virgínia Ferreira (Planejamento), Elequicina Santos (Mobilidade Urbana), Luiz Eduardo Machado (Esporte, Lazer e Copa do Mundo), Walter Pedro (secretário-adjunto de Trânsito - Mobilidade Urbana) e Marcos Alexandre (secretário-adjunto de Comunicação Social). 

O chefe do comitê organizador da Copa da Alemanha em 2006, Horst Schimdt, declarou-se impressionado pela consistência do projeto de mobilidade de Natal, por conter não apenas pontos relativos a controle do tráfego e transporte público, mas por incluir propostas como a realização de eventos-testes para integrar a população e mostrar a ela os benefícios proporcionados pela realização da Copa na cidade. 

Os representantes da FIFA e do COL também elogiaram o prefeito Carlos Eduardo por estar presente na reunião. "É uma demonstração da dedicação e do compromisso de Natal para a realização de uma boa Copa na cidade", definiu Schmidt. 

Dentre as propostas contidas no Plano de Mobilidade de Natal, está a adoção de linhas especiais de ônibus para os torcedores em dias de jogos no Arena das Dunas, prevendo gratuidade para os que forem portadores de ingressos. Também está prevista a criação de bolsões de estacionamentos públicos e privados, com vagas reservadas para idosos e portadores de mobilidade reduzida. Além disso, haverá intervenções no trânsito, com desvios de fluxos e integração de linhas de transporte coletivo, inclusive para o transporte de torcedores ao Fifa Fanfest. 

O prefeito Carlos Eduardo disse reconhecer a importância da Copa para Natal, por canalizar investimentos públicos expressivos do governo federal e pelo potencial de divulgar os atrativos turísticos da cidade em escala mundial. "Para trás, na História, nunca tivermos uma oportunidade como esta, de mostrar Natal para o mundo, assim como não sabemos se vamos ter outra no futuro", resumiu o prefeito. 

Ainda dentro da sua participação na reunião desta quinta, o prefeito Carlos Eduardo solicitou à União que coordene o processo legal para a viabilização das Estruturas Provisórias, como a instalação das linhas de transmissão e telecomunicação. A proposta de Natal é de que o governo federal assuma não só as confecções dos editais, mas disponibilize linhas de créditos especiais, através do Orçamento Geral da União (OGU) e de meios próprios de financiamento. Dessa forma, defendeu o prefeito, os municípios e Estados podem aderir às linhas de crédito e às atas de registros de preços. 

Nesta sexta, o simpósio continua com a discussão de ações em outras áreas, como Saúde e Segurança, novamente com a participação de representantes da Prefeitura de Natal. Outra cidade-sede participa com Natal dessa rodada de discussão: Cuiabá.