O primeiro passo para a restauração e, consequente, reabertura do Viaduto do Baldo para o tráfego de veículos foi dado hoje (3), pela Prefeitura de Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), que abriu licitação pública para os devidos reparos no complexo viário, localizado na região central da cidade. Abertos os envelopes, venceu a empresa natalense BMB Construções Ltda. O valor da obra é de R$ 1.790.242,29.
            Conforme o secretário adjunto de Operações da Semopi, Caio Múcio da Rocha Pascoal, até a próxima sexta-feira (7), o prefeito Carlos Eduardo assina a ordem de serviço para início efetivo dos trabalhos. Mas a partir de hoje a secretaria já iniciará contatos com a empresa para a mesma mobilizar operários, equipamentos e tendas para instalar o canteiro de obras. “Fazemos tudo legalizado”, ressaltou o gestor.


       Carlos Eduardo destaca a importância da obra para a população e a urgência na execução do serviço. Ele lembrou que a obra não foi iniciada antes por questões burocráticas, vez que a primeira licitação foi deserta, sendo necessária a realização de nova licitação. O prefeito acrescentou que estão sendo tomadas todas as providencias para que o serviço de recuperação do Viaduto e Canal do Baldo seja iniciado o mais breve possível.
            Sobre a obra, o secretário adiantou que os serviços poderão ser executados em duas frentes, dependendo da logística a ser adotada: no viaduto em si e na laje de concreto sobre o Canal do Baldo. Os principais problemas do viaduto são a corrosão e a oxidação do ferro e do concreto armado. “A empresa removerá as ferragens oxidadas e restaurará o concreto armado tanto da laje como do viaduto”, informou Caio Múcio.
            Ele disse ainda que o concreto passará por processo de impermeabilização e pintura. Dependendo da logística da empresa, durante a execução dos serviços, o complexo viário poderá ter uma pista aberta. O Viaduto do Baldo está interditado desde o dia 4 de outubro de 2012, por solicitação do Ministério Público Estadual.