Manifestação em BH levou grande número de pessoas às ruas e houve confronto com a PM
Bernardo Lacerda/UOL
O primeiro dos três jogos da Copa das Confederações realizado na capital mineira, em que a Nigéria goleou o Taiti, por 6 a 1, na tarde de segunda-feira, levou ao Mineirão 20.187 pessoas, pior público de toda a competição e menor que o número de manifestantes que lotou ruas e avenidas de Belo Horizonte.
Somente na passeata que se iniciou no começo da tarde, na Praça Sete, no centro da capital mineira, e se dirigiu até as proximidades do Mineirão, na tarde desta segunda-feira, terminando em confronto entre manifestantes e Polícia Militar, reuniu cerca de 30 mil pessoas, de acordo com avaliação da comandante de Policiamento da Capital Mineira, coronel Cláudia Romualdo.

Cinco pessoas foram detidas, segundo o coronel Alberto Luiz, assessor de comunicação da corporação, e um grande número de manifestantes foram feridos por balas de borracha, golpes de cassetete e estilhaços de bombas de gás lacrimogêneo, além de terem respirado o produto lançado pelos PMs, em mais de um momento de repressão à passeata.

O caso mais grave foi o ferimento grave em Gustavo Magalhães Justino, de 18 anos, que se atirou durante o protesto do Viaduto José Alencar, que dá acesso ao Mineirão. A Polícia Militar informou que ele teria sido empurrado durante o tumulto, mas uma testemunha disse que o companheiro se jogou ao se sentir acuado. Ele foi encaminhado ao Hospital Risoleta Neves, em Venda Nova.

Gabriel Castro, de 32 anos, que levou dois tiros de bala de borracha durante a manifestação (na perna direita e no braço esquerdo), contou que Gustavo pulou do viaduto quando a Polícia chegou ao local. "Ele não aguentou o tanto de bombas de efeito moral e se atirou para se defender. A Polícia nos cercou mesmo a gente tentando o defender", disse.

E novos protestos estão marcados para a capital mineira, que ainda sediará dois jogos pela Copa dos Campeões. No próximo sábado, às 16h, se enfrentarão México e Japão, enquanto no dia 26 de junho haverá uma das semifinais do torneio. Se o Brasil terminar a fase de classificação em primeiro lugar será um dos times participantes.

UOL