Todos os anos, quase 1,4 bilhão de raios ocorrem em nosso planeta, o que significa que os flashes acontecem entre 40 e 50 vezes por segundo! Esses eventos geralmente duram cerca de um segundo, e embora sejam perigosos para os humanos, também são um verdadeiro espetáculo da natureza.


De acordo com o site PetaPixel, apesar de o vídeo a seguir, capturado pela dupla de cientistas Tom Warner e Vladislav Mazur, fazer parte de um estudo sobre raios, é impossível não ficarmos maravilhados com as imagens que os dois registraram. O filme está em inglês e foi apresentado durante um programa do canal NatGeo, mas você pode ativar as legendas em português no menu.

O clipe mostra um raio com duração de 1/3 de segundo, gravado a incríveis 11 mil quadros por segundo. Tudo começa com descargas que vão acontecendo nas nuvens, e a possibilidade de poder rever a gravação desse evento ultrarrápido em câmera superlenta permitiu que os cientistas observassem o fenômeno em grande detalhe, esticando a duração de um único raio para seis minutos de flashes espetaculares.

Nunca uma descarga desse tipo foi gravada em tamanha riqueza de detalhes, e até os pesquisadores ficam eletrizados — trocadilho que cabe perfeitamente nesta situação — com o resultado. E você leitor, o que achou do espetáculo?
PetaPixel NatGeo