Rosalba e Leonardo recebem prefeitos do Seridó para discutir perfuração de poços


Ações de combate à seca, principalmente no que diz respeito à perfuração e instalação de poços, foi a temática da reunião realizada na manhã dessa segunda-feira (20) entre a Governadora Rosalba Ciarlini, o Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, o Deputado Federal, João Maia e diversos Prefeitos da Região do Seridó. A reunião que aconteceu no auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), foi proposta pelo Deputado Jõao Maia.
Na oportunidade, ficou acordado que o Governo do Estado, através da Semarh, vai disponibilizar duas máquinas perfuratrizes para atender a Região. A Semarh assinará dois termos de cooperação. Um com a Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMSO) e outro com a Associação dos Municípios do Seridó (AMS). Além da perfuratriz, a Secretaria disponibiliza suporte técnico, enquanto as prefeituras arcam com as despesas de combustível, canos e ferramentas para perfuração. " É muito importante essa articulação entre os municípios e o Estado. É necessário que, neste momento de Estiagem, os esforços sejam somados visando sanar o problema da região como um todo" disse a Governadora.

"Assim que for concluída a perfuração, já temos recursos assegurados para equipar e instalar 50 desses poços, serão investidos R$ 780 mil do tesouro estadual" disse Leonardo Rêgo. O secretário , frisou ainda que a ordem de prioridade, tanto para perfurar como para instalar, será estabelecida pelas duas associações em questão. " Quem conhece melhor a realidade da sua população são os Prefeitos, então fica a critério deles a escolha da comunidade a ser beneficiada" completou Leonardo.

Outra iniciativa pertinente ao tema, informada na ocasião, foi do Deputado João Maia. Ele anunciou a destinação de mais ou menos R$ 7 milhões, de uma de suas emendas, para serem utilizados na perfuração e instalação de poços na região do Seridó. "Como disse a Governadora, juntos vamos minimizar os efeitos dessa estiagem, cada um fazendo a sua parte. Me informei em Brasília e descobri que posso aplicar parte da minha emenda para essas ações", disse o Deputado.

Recentemente o exército Brasileiro anunciou a perfuração de 40 poços no Rio Grande do Norte. De acordo com Leonardo Rêgo, a Semarh ficou responsável por indicar as comunidades a serem beneficiadas. "Apontamos 25 perfurações para a região do Seridó, por entendermos que hoje é uma das que mais sofrem com essa seca", ressaltou ele.

Um dos encaminhamentos propostos para finalizar a reunião foi que o Presidente da Amso, o Prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha e o Presidente da MAS, o Prefeito de São Fernandes, Genilson Maia, se reúnam com os municípios associados para discutirem a ordem de perfuração entre os municípios e depois comuniquem a Semarh para que aconteça a destinação das máquinas. Outro encaminhamento é quanto à assinatura dos termos de cooperação, tudo indica que na próxima sexta-feira (24), será assinado em Currais Novos o documento com a Amso.

ASSESSORIA

NOTICIAS DO RN

Autor & Editor

Somos a Agência de Notícias que há mais de uma década traz as principais Notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e Mundo

0 comentários:

Postar um comentário

 
biz.