Imagem: Divulgação
A defesa do ex-deputado federal Laíre Rosado (PSB) perdeu o primeiro prazo determinado pelo juiz Paulo Cézar Alves Sodré, da 7a Vara Federal do Mato Grosso, para que ele apresentasse as suas alegações finais no processo que o Ministério Público Federal daquele estado o denunciou por formação de quadrilha, crimes contra a paz pública e corrupção ativa. O caso ficou conhecido em todo o país como Máfia das Sanguessugas e consistia no desvio de verbas de emendas parlamentares para a compra de ambulâncias e medicamentos superfaturados. O “excedente” acabava sendo dividido entre os empresários do esquema e os deputados federais envolvidos. Laíre teria recebido propina na própria conta e na de assessores.


O magistrado matogrossense reabriu o prazo devido à não-manifestação da defesa do réu. Paulo Cézar determinou em intimação publicada no último dia 4 que o advogado seja intimado novamente pela imprensa oficial — Diário Oficial da União.
Prazos
O juiz também determinou que em não se manifestando os advogados deve-se abrir prazo de dez dias para que Laíre constitua novos advogados e que se mesmo assim não o fizer, seja determinado um defensor público federal para defendê-lo na fase final do processo, que começou em 2006 e, ao que parece, terá um desfecho em sua primeira instância agora em 2013. Em tempo: Laíre Rosado é defendido nesse processo pelos advogados Armando Holanda, André Augusto de Castro e Paulo Henrique Cordeiro.

Conclusos
Após a fase das alegações finais, Paulo Cézar Alves Sodré poderá então prolatar a sua sentença. Laíre Rosado pode pegar, pelos crimes que é acusado, até 18 anos de prisão em regime fechado. Se for absolvido, obviamente, estará livre das acusações e tirará essa pecha negativa da sua carreira política, que até então era profícua e de bons resultados. É bom lembrar que mesmo que pegue a pena máxima, Laíre Rosado terá direito de recorrer em liberdade por ser réu primário.