Com a justificativa de "adequar os espaços para uso dos comerciantes informais e ao mesmo tempo assegurar a livre circulação de pedestres" a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), começou a notificar os trabalhadores que comercializam produtos e alimentos no centro da cidade. De acordo com o documento entregue pelos fiscais pela Semsur, os ambulantes terão um prazo de 15 dias, a contar de segunda-feira (04), para desocupar as áreas das calçadas, ruas e avenidas da Cidade Alta.

De acordo com a Assessoria de Imprensa, a desocupação será o primeiro passo para a realização de um estudo de área, onde haverá um levantamento para estabelecer o reordenamento das áreas públicas.

Segundo Sérgio Simonetti, diretor de concessões, autorização e fiscalização da Semsur, os fiscais estão nas ruas observando onde acontecem as ocupações, já que a Prefeitura do Natal não expede licenças para ambulantes há muito tempo. "O número de ambulantes cresceu muito nos últimos anos, e é preciso atualizar estes dados. explicou.