Na tarde desta terça-feira (12) os cardeais se reuniram no Vaticano para a escolha do novo papa, haja visto a renúncia de Bento XVI. A 1ª votação foi terminada com a chaminé da capela Sistina soltando fumaça preta, o que segundo as regras do Conclave, indica que não houve consenso entre os cardeais. 
Independente do tempo do Conclave, um cardeal precisa ter dois 2/3 dos votos para ser eleito papa. 

PUBLICIDADE:
-->






Quem está "comandando" o Vaticano?

Enquanto o nome do novo PAPA não é anunciado, o "comando" do Vaticano fica com o Carmelengo que é uma espécie de administrador da propriedade e receita da Santa Sé e que atualmente é ocupado pelo cardeal italiano Tarcisio Bertone, por ele ser o atual secretário de Estado do Vaticano e não perde o cargo durante a transição do papa.

À espera da fumaça Branca 

Hoje, os cardeais voltarão a se reunir onde poderão realizar quatro votações caso não seja logo escolhido o novo papa, sendo duas logo pela manhã e duas à tarde. A primeira votação deverá acontecer por volta das 7h e demais às 14h (horário de Brasília). Logo seja anunciado o nome do novo papa, a fumaça branca deverá sair pela chaminé da capela Sistina e os sinos da basílica de São Pedro serão tocados para anunciar o novo sumo pontífice. 

Pássaro pousa na chaminé da Capela Sistina

Com os olhos atentos à chaminé da capela Sistina pudemos registrar uma imagem inusitada. Um pássaro pousa e permanece por um bom tempo.





Clique abaixo e assista


Assista, AO VIVO, imagens do Conclave no Vaticano