Numa reunião realizada na tarde de ontem (27) na Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), diversas instituições iniciaram as discussões sobre a 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que se realizará de 24 a 27 de Outubro em Brasília.
Esta Conferência vai discutir a implementação da Política Nacional e Resíduos Sólidos, com foco nos seguintes temas: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental.
Na ocasião, a representante do Ministério do Meio Ambiente, Janaína Melo, fez uma apresentação de como será o evento e apresentou a metodologia usada para a organização da Conferência. As etapas preparatórias e que antecedem o evento são as Conferências Municipais ou Regionais e as Conferências Estaduais. Nesses encontros serão eleitos os delegados que vão representar o Estado na Conferência Nacional, em Brasília.
A próxima reunião de planejamento terá como objetivo a formação da Comissão Organizadora Estadual. "Esta reunião é aberta, quanto mais a sociedade contribuir para o debate, mais legítimo ele será" disse Jeni Melo, assessora técnica da Semarh. " Esta comissão vai ter que trabalhar de acordo com as orientações do MMA, mas adequando as demandas para a realidade do nosso estado", completou.
A convocação da Conferência Estadual terá que ser feita através de Decreto Governamental.
O público alvo da Conferência são: Poderes Públicos, Sociedade Civil, Organizações não governamentais, Movimentos Sociais, Entidades de Classe, Empresários, Instituições Financeiras, etc. "A conferência é um debate público participativo e tem interesse de mostrar ao Governo, à sociedade civil e às empresas que todos são responsáveis pela preservação do Meio Ambiente", disse Janaína Melo do MMA.
Participaram da reunião representantes da Semarh, da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (SEMURB), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA), da URBANA, do MMA e da Assembléia Legislativa.
 ASSESSORIA