Depois de um longo período de férias e descanso para as crianças, segunda-feira (4) é o dia de retomada de aula para várias escolas de Natal. Para a educadora Luciana Fortunato, os pais têm papel fundamental para a retomada da rotina escolar sem maiores problemas para os seus filhos.

“A criança ficou um longo tempo sem frequentar a escola e acontece de alguns estranharem a rotina novamente. O importante é que o pai esteja ao lado do seu filho neste momento. Conversar, explicar e mostrar para a criança com antecedência que ela vai voltar a sua rotina escolar evita que o filho seja surpreendido nos primeiros dias de aula’’, destaca a pedagoga da Escola Lápis de Cor.

De acordo com a profissional, os primeiros dias são fundamentais. “A criança precisa voltar a dormir e acordar no seu horário habitual. Também é importante organizar todo o material escolar, preparar o uniforme e deixar tudo pronto para evitar os probleminhas de última hora. O importante é o pai passar segurança para o seu filho, principalmente para aqueles começarão a frequentar uma escola pela primeira vez na vida”, comenta Luciana.

Dicas que podem ajudar na volta às aulas:

Prepare o uniforme e o material um dia antes

“Evita deixar a criança nervosa procurando de última hora”

Leve a criança à nova escola nos primeiros dias de aula

“Se a criança ainda não conhece a escola, é importante levar, mostrar ou até mesmo passar na frente e mostrar o caminho. O importante é a criança ficar familiarizada com o ambiente escolar”

Faça um quadro com os horários das atividades semanais

“Ajuda a criança a se organizar na nova rotina’’

Antecipe a retomada dos horários de dormir e acordar

“Se ela voltar à escola sem o sono adequado, seu desempenho poderá ser prejudicado. Por isso, é fundamental o descanso’’

Evite atraso na hora da saída

“Os primeiros dias são fundamentais. Portanto, o pai precisa estar atento ao horário de saída. O responsável por buscá-las deve ter cuidado redobrado com as crianças que estão frequentando a escola pela primeira vez’’