Pinterest

Advertise

Notícias do RN

Editoria
, Unlabelled

Trecho da Adutora Alto Oeste está em fase de Conclusão

O Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, visitou na manhã de hoje (29), os principais trechos das obras de construção da adutora Alto Oeste. Ele estava acompanhado do Diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA), Manoel Jamir Fernandes, do Diretor Técnico da Companhia de Águas e Esgoto do RN (CAERN), Ricardo Varela, do ex diretor do IDEMA, Gustavo Szilagyi e do Engenheiro da SEMARH, Otacílio Freitas. 

A visita teve como objetivo acompanhar o andamento das obras para garantir que tudo esteja sendo feito adequadamente e que as ações estejam atendendo às condicionantes técnicas e ambientais.

As obras físicas do sistema já estão praticamente concluídas, no trecho que vai de Pau dos Ferros até Luis Gomes. “Os Testes no sistema estão sendo executados para se fazer às adequações necessárias. Finalizados os testes, o sistema, nesse trecho, começa a operar”, disse Gilberto Jales. 


Com 320 quilômetros de extensão, o sistema beneficiará mais de 200 mil pessoas. Os investimentos para a construção são da ordem de R$ 122 milhões. Parte dos recursos estaduais foram viabilizados através de um convênio entre a SEMARH e o IDEMA. 

Após a conclusão do sistema, a CAERN será responsável pela operação. A Companhia já iniciou os trabalhos de recuperação e manutenção dos açudes do reservatório elevado em Luís Gomes, cidade que receberá água do sistema para distribuir à população. O Sistema Adutor Alto Oeste é composto de dois sistemas independentes. Com água da barragem de Pau dos Ferros serão beneficiadas as cidades de Luís Gomes, São Francisco do Oeste, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, Pilões, Alexandria, Tenente Ananias, Riacho de Santana, Água Nova, José da Penha, Major Sales, Paraná e Pau dos Ferros. Inicialmente a obra também atenderá 66 comunidades rurais na bacia do alto e médio Apodi. 

 Já com a água do açude Santa Cruz serão beneficiadas as cidades de Itaú, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’água dos Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias.

NOTICIAS DO RN

Somos a Agência de Notícias que há mais de uma década traz as principais Notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e Mundo.

Nenhum comentário:

Deixe o seu comentário

Arquivo de Notícias