Assim como Santa Cruz, Sítio Novo ganha seu auto em homenagem ao seu padroeiro São Sebastião, no dia 20 de janeiro, logo após a novena e a peregrinação dos fiéis, encerrando com louvor as festividades. Ideia pioneira no município, o espetáculo é apresentado por 25 jovens da cidade, e celebra a paixão ao seu santo, considerado guerreiro e mártir da Igreja, o guardião da fé. O auto ganha o apoio da Fundação José Augusto, que através da Casa de Cultura Popular Palácio Inharé (Santa Cruz), cedeu a agente Débora Raquiel para produzir, dirigir e conceber o Auto de São Sebastião graças a sua experiência com o espetáculo Rita, Senhora dos Impossíveis.


As Festas de caráter religioso no Brasil, desde o período colonial até a atualidade tomaram uma dinâmica própria. Tanto no que concerne aos autores de sua promoção, como pela motivação dos partícipes. Ao atrair pessoas em romaria/peregrinação para pagamento de promessas, pedido de graças e penitência, estes festejos, acabam por se enquadrar no segmento do turismo religioso. As festas em louvor aos santos reúnem elementos que perpassam pelos elementos patrimoniais locais, incorporando-os à cultura e demarcando a religião católica no país, de uma forma singular.

Em Santa Cruz, considerada capital do Trairi, ante a construção da maior estátua católica da América Latina, fez nascer na juventude local, o desejo e idealização de um grandioso espetáculo: Rita, Senhora dos Impossíveis, financiado pela Fundação José Augusto, desde 2009. Consolidando ainda mais os festejos em louvor a Santa Rita de Cássia, causando forte emoção aos fiéis, e também aos Italianos que puderam assistir ao espetáculo, fazendo nascer o desejo de exibi-lo na cidade de Cássia- Itália. E, seguindo esse pensamento, o auto a São Sebastião pretende se firmar no calendário religioso e ganhar apoiadores para a sua realização e concretização nos próximos anos.