Termina nesta sexta-feira (18) o período de matrículas para os alunos que desejam ingressar na rede estadual de ensino. Em Natal, o processo se dá exclusivamente pela internet, através do site www.sigeduc.rn.gov.br. No interior, a matrícula é presencial e os pais precisam se dirigir à secretaria da escola para garantir a vaga.

Em 2013, a entrada em operação do novo Sistema Integrado de Gestão da Educação – SIGEduc, acabou com as filas nas portas das escolas de Natal e provocou novos hábitos na comunidade escolar. Como a matrícula para os novos alunos pode ser feita de qualquer computador conectado à internet, os pais que ainda não tem intimidade com a máquina, encontram nos laboratórios das escolas o auxílio que eles precisam.
Outra curiosidade é que alguns pais têm recorrido às lan houses para realizar a matrícula. Na Avenida Itapetinga, da Zona Norte, por exemplo, existe àquelas que anunciam, em faixas, o novo serviço oferecido: “Fazemos matrícula para rede estadual”. “Todos os dias pessoas vem realizar a matrícula on-line. Eles fazem as inscrições aqui por que ainda estão aprendendo a operar o sistema ou não tem computador em casa”, explicou Anderson Alves de Albuquerque, proprietário de uma lan house.

Segundo a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, o sistema tem funcionado plenamente, embora esteja em fase experimental. “Até pela experiência na UFRN, tudo está ocorrendo dentro do esperado. A forma como as matrículas estão acontecendo na capital tem agradado a todos e a nossa intenção é que o SIGEduc seja implantado em todo o Estado até o início do ano que vem”, ressaltou a secretária.

Betania Ramalho lembra ainda que mesmo após o fim do período oficial de matrículas, quem perder o prazo poderá procurar as escolas em busca de uma vaga. “A abertura da vaga para o aluno que não se matricular até essa sexta-feira vai depender da capacidade da escola que ele escolheu. No entanto, esse estudante será atendido, mesmo que em outra escola. O importante é que todos sejam matriculados, pois a nossa meta é nenhum aluno fora da escola”

Para os que tiverem alguma dúvida na hora de acessar o sistema, existe uma Central de Matrícula, na Secretaria de Estado da Educação, com número de telefone disponível para esclarecimentos: 3232-1443. Segundo a coordenadora do SIGEduc, Ana Paula Oliveira, alguns pais buscam orientação na hora de selecionar as escolas de sua preferência, pois há algumas especificidades.

“A Escola Estadual Edgar Barbosa, por exemplo, está inserida entre as unidades que oferecem o Ensino Médio Inovador. Portanto, os pais que, no sistema, procurarem a escola na etapa do Ensino Médio convencional não vão encontrá-la. Nesses casos, os pais também podem procurar a secretaria ou o laboratório da escola, que está preparada para quaisquer esclarecimentos, assim como a Central de Matrículas”, reforçou Ana Paula.

ASSESSORIA SEEC