O prefeito Ney Lopes Júnior esteve reunido no início da noite desta segunda-feira (17), no gabinete do Palácio Felipe Camarão, com uma comissão de trabalhadores rodoviários independentes, onde foi discutido o cumprimento da lei municipal nº 9363/ 2012, publicada no dia 05 de outubro, que proíbe a dupla função do motorista como cobrador. Eles pediram ao chefe do Executivo Municipal o cumprimento da referida legislação, que estaria sendo descumprida pelos proprietários das empresas de transportes coletivos urbanos de Natal.

"Está é uma lei oficial, aprovada pela Câmara Municipal do Natal, que está em vigor e que por isso tem que ser cumprida. Vou me reunir nesta terça-feira (18) com o secretário Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Márcio Sá, para que ele mande uma equipe fiscalizar o cumprimento da lei", disse o prefeito Ney Lopes Júnior. Ele disse ainda que o não cumprimento desta legislação municipal pode acarretar multa e até perda de concessão das empresas de transporte coletivo.

 "Somos um grupo de trabalhadores independentes que se sensibilizaram com os cerca de 200 cobradores que já foram demitidos e outros que estão sendo colocados na reserva. Já que existe uma lei municipal que proíbe a dupla função do motorista, viemos pedir ao prefeito Ney Lopes, que ele cobre das empresas o seu efetivo cumprimento, que está prejudicando não só os trabalhadores, mas por extensão suas famílias", afirmou um dos integrantes da comissão, o motorista Josenildo de Oliveira Lima.

Ele alertou que a dupla função do motorista pode acarretar consequências graves, como acidentes. "É um risco o motorista ao mesmo tempo dirigir e receber as passagens. Há 15 dias, por conta disso, um motorista da empresa Conceição, da linha 31, perdeu o controle do veículo e atropelou e matou uma criança", disse o motorista Josenildo Lima.

Memória
O projeto que proíbe o acúmulo da função de cobrador, pelos motoristas de transportes coletivos, é de autoria do vereador Franklin Capistrano (PSB) e foi promulgada pela Câmara de Vereadores de Natal, no último dia 04 de outubro, sendo publicado no Diário Oficial na sexta-feira (05).