Capes aprova primeiro curso de mestrado do IFRN

Programa de pós-graduação strictu sensu será em Educação Profissional

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes - divulgou, na última quarta-feira (19), a aprovação do 1º Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN. A expectativa é que as primeiras turmas do curso iniciem no primeiro semestre letivo de 2013.

O Programa prevê duas linhas de pesquisa: "Políticas e práxis em educação profissional" e "Formação docente e práticas pedagógicas", os dois em âmbito acadêmico. Serão oferecidas 15 vagas, não havendo reserva de vagas para os servidores do Instituto, uma vez que, de acordo com a Capes, as vagas devem ser por demanda social.

Quanto à organização curricular, o curso deverá ter quatro disciplinas obrigatórias; três seminários de dissertação; um mínimo de duas disciplinas eletivas (à escolha) para cada mestrando; além do Estágio de docência e da disciplina voltados à dissertação.

De acordo com o prof. Dante Henrique de Moura, coordenador do Programa, o PPGEP, vinculado ao Câmpus Natal-Central do Instituto, irá funcionar na Diretoria Acadêmica de Ciências com uma coordenação dentro da própria Diretoria. "As instalações físicas já estão praticamente concluídas, falta somente finalizar a biblioteca setorial, que, de acordo com a Capes, é obrigatória em Programas Strict sensu", comentou.

Com a expansão dos Institutos Federais e das Redes Estaduais de Ensino, por meio do Programa Brasil Profissionalizado, foi criada uma demanda na área de educação profissional. "É uma notícia muito boa para o Nordeste, e o nosso programa vai suprir, justamente, a demanda através de uma produção de conhecimento nessa área de forma sistematizada", disse o prof. Dante Henrique.

Atualmente, no Rio Grande do Norte, existem somente dois programas de pós-graduação na rede pública - na UFRN e na UERN -, mas nenhum tem uma linha de pesquisa específica sobre a educação profissional. O Coordenador do PPGEP defende que o programa não vem para concorrer com os outros programas do estado e da região, mas, sim, para ser uma complementação. "A ideia é de união entre os programas para atender da melhor maneira possível a população do Rio Grande do Norte e do Nordeste", destacou Dante Henrique.

Em janeiro haverá reunião para definir a data de abertura do edital. O curso será aberto para toda a comunidade, com expectativa de início das aulas no primeiro semestre letivo de 2013. "A área de educação profissional abrange todas as áreas do conhecimento, então ele não é fechado para o graduado de determinada área. Graduados, por exemplo, em biologia, física, engenharias, administração ou qualquer outra área do conhecimento poderão concorrer a uma das vagas a partir do referencial do campo da educação profissional", esclareceu o professor Dante.  

O mestrado em Educação Profissional do IFRN oferecerá bolsas para que o aluno tenha uma dedicação exclusiva para a produção de conhecimento científico.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do IFRN